CHAMADA PARA CONTRIBUIÇÕES: Dossiê “Transformações recentes na educação superior brasileira”. Submissões até: 30/11/2021

2021-05-28

Dossiê: “Transformações recentes na educação superior brasileira”
Data limite para submissão: 30 de novembro de 2021
Organização: Sylvia Gemignani Garcia (USP), Murillo Marschner Alves de Brito (USP),
Ana Paula Hey (USP)

Nos últimos 25 anos, os sistemas nacionais de educação superior vêm experimentando um processo significativo de expansão e diversificação institucional sobre o qual as ciências sociais vêm se debruçando largamente. Avanços recentes no acesso à educação secundária têm promovido o crescimento da população elegível à educação superior, processo que vem acompanhado de um conjunto relevante de mudanças na organização institucional do ensino superior e na estrutura de oportunidades que tem se apresentado às coortes mais jovens de estudantes que alcançam os níveis educacionais mais avançados.

Pesquisas recentes têm documentado as transformações ocorridas no campo da educação superior em inúmeras dimensões. Trata-se de uma literatura diversa, interessada em evidenciar as características das mudanças institucionais neste campo em expansão, objeto de intensas lutas sociais. Entre os processos sociais de maior interesse estão a mudança na definição de padrões de acessibilidade, passando pela implementação de políticas que visam a transformação na estrutura da associação entre origens sociais e destinos educacionais; a investigação da emergência de novos padrões que caracterizam as desigualdades no acesso e na permanência em instituições superiores; os desafios das políticas de financiamento estudantil; a caracterização da relação entre os setores público e privado no processo de expansão do sistema; os termos da diversificação institucional resultante do processo de expansão de vagas e instituições; a forma como desigualdades de classe, raça e gênero se demonstram à medida em que se expandem as oportunidades educacionais neste nível; as transformações nos currículos e na definição das carreiras; entre outros vários temas cuja investigação permite a elaboração de representações científicas cada vez mais detalhadas sobre os efeitos dessa expansão recente na estrutura de oportunidades educacionais.

O dossiê “Transformações recentes na educação superior brasileira” tem como objetivo angariar contribuições que permitam que avancemos ainda mais na compreensão das consequências dos processos recentes de expansão da educação superior no país, buscando abarcar a variedade das experiências em todo o território nacional. Serão aceitos artigos que tratem das diversas faces desses processos. Serão aceitas também resenhas, traduções de artigos contemporâneos sobre o tema escritos em língua estrangeira e entrevistas que tratem de questões relacionadas a desdobramentos recentes do processo de expansão da educação superior no país.

A Revista Plural convida todas e todos a submeterem propostas de contribuições ao dossiê, com previsão de publicação no primeiro semestre de 2022. Os manuscritos devem ser todos submetidos, até 30 de novembro de 2021, pela plataforma: revistas.usp.br/plural. As instruções gerais, normas e outras diretrizes relevantes podem ser conferidas no endereço www.revistas.usp.br/plural/about/submissions.

Para maiores informações, por favor, escreva-nos: plural@usp.br