Golpe na Cultura - Intelectuais, universidade pública e contextos de crise no Brasil

Autores

  • Maria Arminda do Nascimento Arruda Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2018.149008

Palavras-chave:

Universidade, Cultura, Crise

Resumo

O artigo analisa as relações entre as disciplinas humanísticas e culturais, no contexto da crise brasileira atual, que aprofundou a debilidade das instituições públicas de ensino superior no Brasil. Reflete, igualmente, sobre o impacto da transformação do cânone cultural moderno sobre essa área do conhecimento, ao qual se soma o enfraquecimento da esfera institucional. Nessa perspectiva, chama a atenção sobre os impasses da área, oriundos tanto do processo de valorização do domínio técnico e experimental, bem como das profissões ligadas diretamente ao mercado, que produzem novos desafios aos saberes voltados para o tratamento dos fenômenos sociais e da cultura, compelidos a repensar o seu arcabouço analítico e os seus problemas consolidados de pesquisa.

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Biografia do Autor

  • Maria Arminda do Nascimento Arruda, Universidade de São Paulo

    Professora titular do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

Dossiê: "Um espectro ronda o Brasil (à direita)"

Como Citar

Arruda, M. A. do N. (2018). Golpe na Cultura - Intelectuais, universidade pública e contextos de crise no Brasil. Plural, 25(1), 32-44. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2018.149008