Golpe na Cultura - Intelectuais, universidade pública e contextos de crise no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2018.149008Palavras-chave:
Universidade, Cultura, CriseResumo
O artigo analisa as relações entre as disciplinas humanísticas e culturais, no contexto da crise brasileira atual, que aprofundou a debilidade das instituições públicas de ensino superior no Brasil. Reflete, igualmente, sobre o impacto da transformação do cânone cultural moderno sobre essa área do conhecimento, ao qual se soma o enfraquecimento da esfera institucional. Nessa perspectiva, chama a atenção sobre os impasses da área, oriundos tanto do processo de valorização do domínio técnico e experimental, bem como das profissões ligadas diretamente ao mercado, que produzem novos desafios aos saberes voltados para o tratamento dos fenômenos sociais e da cultura, compelidos a repensar o seu arcabouço analítico e os seus problemas consolidados de pesquisa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Política de direitos compartilhados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter seu trabalho à Plural, o autor concorda que: o envio de originais à revista implica autorização para publicação e divulgação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os textos, a Plural se reserva todos os direitos autorais, inclusive os de tradução, permitindo sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fonte. O conteúdo do periódico será disponibilizado com licença livre, Creative Commons - Atribuição NãoComercial- CompartilhaIgual –, o que quer dizer que os artigos podem ser adaptados, copiados e distribuídos, desde que o autor seja citado, que não se faça uso comercial da obra em questão e que sejam distribuídos sob a mesma licença (ver: http://www.creativecommons.org.br/).