O espaço do jornalismo econômico na França

Autores

  • Julien Duval Centre National de la Recherche Scientifique
  • Allana Meirelles Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Marcello Giovanni Pocai Stella Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2020.161884

Palavras-chave:

Jornalismo, Economia, França, Campo

Resumo

Este artigo se propõe a discutir o problema da independência do jornalismo em relação à economia, a partir da análise do subespaço do jornalismo econômico do fim dos anos 1990, na França. A partir de uma análise de correspondências múltiplas, demonstramos a estrutura desse subespaço. A posição dominante de um jornalismo que acumula atributos de profissionalismo, mesmo sendo feito em empresas dependentes do campo econômico, apresenta-se como uma das características mais importantes do espaço. Análises complementares, com base em variáveis suplementares e exploração pós-fatorial, confirmam o que a estrutura do espaço deixava entrever: o conteúdo das páginas e subseções econômicas nos veículos de comunicação deve sua existência à demanda de informações práticas, que vêm dos “agentes econômicos”, particularmente dos executivos e tomadores de decisão. Uma última parte coloca em evidência as transformações dos últimos vinte anos, que tiveram grande peso em jornais relevantes, explorando sua contribuição para a compreensão do estado atual do jornalismo econômico, caracterizado por sua baixa autonomia.

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Biografia do Autor

Julien Duval, Centre National de la Recherche Scientifique

Diretor de pesquisas do CNRS. Professor na EHESS (Paris).

Allana Meirelles, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Doutoranda em Sociologia (PPGS-USP).

Marcello Giovanni Pocai Stella, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Doutorando do PPGS-USP.  

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

Duval, J., Meirelles, A., & Stella, M. G. P. (2020). O espaço do jornalismo econômico na França. Plural, 27(2), 355-376. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2020.161884