A ocorrência de influência externa em sistemas sociais autopoiéticos – os processos sobrecomunicativos

Autores

  • Rômulo Neves Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2006.75160

Palavras-chave:

teoria sistêmica, processos comunicativos

Resumo

Este texo, um extrato sintético da minha dissertação de mestrado publicado originalmente como um capítulo do livro Observando sistema: nuevas apropiaciones y usos de la teoría de Niklas Luhmann (Santiago: RIL, 2006), busca exatamente propor um aumento do alcance da teoria, com a elaboração de conceitos teórico-sistêmicos capazes de explicar eventos recorrentes na vida social que ainda não podem ser enquadrados nos conceitos elaborados por Luhmann, principalmente no que se refere às relações inter-sistêmicas. A análise dessas relações e também das influências que ocorrem de um sistema social consolidado – como a Economia, a Política, a Religião, etc. – em outro, ou seja, as influências dos processos comunicativos de um sistema sobre os de outro, é o ponto de partida para a elaboração de conceitos que visam explicar como podem ocorrer essas influências externas na vigência do fechamento operacional e de autopoiese, como podem ser os sistemas contingentes e influenciáveis, como podemos explicar o êxito, ainda que inconstante, de programas e planejamentos de longo prazo sem cair na simplicidade de uma explicação causal determinista.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rômulo Neves, Universidade de Brasília

    Bacharel em Ciências Sociais e mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorando em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB)

Downloads

Publicado

2006-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Neves, R. (2006). A ocorrência de influência externa em sistemas sociais autopoiéticos – os processos sobrecomunicativos. Plural, 13, 35-60. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2006.75160