Rawls e Habermas: em Busca de uma Perspectiva Democrática Transcontextual

Autores

  • Pedro Herculano Guimarães Ferreira de Souza Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro (Iuperj)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2009.75206

Palavras-chave:

teoria democrática, teoria política, ação comunicativa, Rawls, Habermas, procedimentalismo, liberalismo político.

Resumo

Este artigo busca analisar as contribuições de John Rawls e de Jürgen Habermas para a elaboração de uma teoria da justiça que recupere a dimensão moral da democracia liberal e possa ajudar a combater a crise de legitimidade enfrentada pelo Estado moderno. Apesar da chamada “virada linguística”, ocorrida no campo da filosofia política no último século e do suposto fim das Grandes Narrativas, os dois pensadores se notabilizam por permanecerem fiéis à tradição universalista kantiana, em suas teorias procedimentalistas que procuram desfazer a oposição entre as “liberdades dos antigos” e as “liberdades dos modernos”. Procuramos, aqui, analisar a lógica que guiou a construção de cada autor e também o debate amigável travado entre eles para mostrar como ambos são exemplares tanto das potencialidades quanto dos limites desse paradigma. Dessa maneira, terminamos por sugerir que tais limites podem ser superados pela adoção de uma perspectiva comunitarista que adota um ponto de vista autorreflexivo, o qual concebe a universalidade da justiça de forma imanente, abdicando da necessidade de um momento universal de consenso racional.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro Herculano Guimarães Ferreira de Souza, Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro (Iuperj)

    Mestre em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro (Iuperj) e doutorando também pelo Iuperj.

Downloads

Publicado

2009-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Souza, P. H. G. F. de. (2009). Rawls e Habermas: em Busca de uma Perspectiva Democrática Transcontextual. Plural, 16(1), 11-38. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2009.75206