Entre braços e brasões
um olhar sobre o desenvolvimento ferroviário no interior paulista
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfau.2020.162737Palabras clave:
Ferrovias, São Paulo, CafeículturaResumen
O presente trabalho procura realizar uma breve revisão historiográfica do processo de desenvolvimento ferroviário ocorrido no interior do estado de São Paulo entre finais do século XIX e início do século XX – período de florescimento da cultura cafeeira. Por meio da produção de autores clássicos e pesquisadores mais recentes, o texto, além de abordar aspectos que ao longo dos anos têm sido frequentes nos estudos sobre tal trajetória, procura pontuar, também, termos pouco explorados e que ainda demandam investigação.
Descargas
Referencias
ARAÚJO FILHO, José Ribeiro de. O café, riqueza paulista. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, p. 51-124, 1956.
AZEVEDO, Fernando de. Um trem corre para oeste: estudo sobre a noroeste e seu papel na viação nacional. São Paulo: Livraria Martins, 1950.
ELLIS JR., Alfredo. O café e a paulistânia. São Paulo: FFLCH/USP, 1951.
FRANÇA, Ary. A marcha do café e as frentes pioneiras. Rio de Janeiro: Conselho Nacional de Geografia, 1960.
FURTADO, C. Formação econômica do Brasil. 22. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1987.
GERODETTI, João Emílio; CORNEJO, Carlos. Lembranças de São Paulo: o interior paulista nos cartões-postais e álbuns de lembranças. São Paulo: Solaris Edições Culturais, 2003.
GHIRARDELLO, Nilson. À beira da linha: formações urbanas da Noroeste Paulista. São Paulo: Editora Unesp, 2002.
GRANDI, Guilherme. A Companhia Estrada de Ferro Rio Claro: disputas em torno da expansão ferroviária no Oeste Paulista, 1880-1903. 119 f. 2005. Dissertação (Mestrado em Economia) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual de São Paulo, Araraquara, 2005.
GRANDI, Guilherme. Estado e capital ferroviário em São Paulo: a Companhia Paulista de Estradas de Ferro entre 1930 e 1961. Tese (Doutorado). Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, departamento de História, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Caminhos e fronteiras. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1957.
KÜHL, Beatriz Mugayar. Arquitetura do Ferro e Arquitetura Ferroviária em São Paulo: reflexões sobre a sua preservação. São Paulo: Ateliê Editorial – FAPESP, Secretaria da Cultura, 1998.
LAMOUNIER, Maria Lúcia. Ferrovias e mercado de trabalho no Brasil do século XX. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.
MARTINS, Ana Luiza. Império do café: a grande lavoura no Brasil, 1850 a 1890. São Paulo: Atual, 1990.
MARTINS, Ana Luiza. História do café. São Paulo: Contexto, 2019.
MATOS, Odilon Nogueira De. Café e ferrovias: a evolução ferroviária de São Paulo e o desenvolvimento da cultura cafeeira. São Paulo, SP: Alfa Ômega Sociologia e Política, 1974.
MILLET, Sérgio. Roteiro do café e outros ensaios. São Paulo: Ed. Hucitec, 1982.
MONBEIG, Pierre. Pioneiros e Fazendeiros de São Paulo. São Paulo: Ed. Hucitec-Polis, 1984.
MORATELLI, Thiago. Operários de empreitada: os trabalhadores da construção da estrada de ferro noroeste do Brasil (São Paulo e Mato Grosso, 1905-1914). Campinas, SP: Editora Unicamp, 2013.
PETRONE, Maria Thereza Schorer. A lavoura canavieira em São Paulo. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1968.
PINTO, Adolfo Augusto. História da viação pública em São Paulo. 2 ed. São Paulo: Estado de São Paulo, 1977. (Coleção Paulística, 2)
PRADO, Paulo. Paulistica: História de São Paulo. Rio de Janeiro: Ariel, 1934.
PRADO JUNIOR, Caio. História econômica do Brasil. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1956.
RIBEIRO, Eduardo Bacani. Comadres do noroeste paulista, das casas de turma às estações: as construções sem destino. Revista CPC, v. 14, n. 27, p. 114-143, 29 jul. 2019.
RIBEIRO, Eduardo Bacani. Estrada de Ferro Araraquara: da Morada do Sol à “Boca do Sertão” – os espaços invisíveis. 2019. Dissertação (Mestrado em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019b.
SAES, Flávio Azevedo Marques de. As Ferrovias de São Paulo 1870-1940. São Paulo: Editora Hucitec, 1981.
SAES, Flávio Azevedo Marques de. A grande empresa de serviços públicos na economia cafeeira. São Paulo: Hucitec, 1986.
SILVA, Sérgio. Expansão cafeeira e origens da indústria no Brasil. São Paulo: Alfa Omega, 1995.
SÓRIA, M. H. A. A construção das estradas de ferro no Império e na República Velha. In: MORAES, J. C. T. B. 500 anos de engenharia no Brasil. São Paulo: Edusp: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2005. p. 141-161.
SOUKEF JR., Antônio. A ferrovia e a cidade: a experiência de Bauru. 303 f. 2006. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
SUMMERHILL, William Roderic. Trilhos do desenvolvimento: as ferrovias no crescimento da economia brasileira 1854-1913. São Paulo: Alfaiatar, 2018.
TAUNAY, Affonso de E. Estudos de história paulista. São Paulo: Diário Oficial, 1927.
TELLES, Pedro Carlos da Silva. História da engenharia no Brasil. Rio de Janeiro: Clavero Editoração, 1984
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Eduardo Bacani Ribeiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La revista Pós. del programa de postgrado FAUUSP está licenciada con una licencia Creative Commons Attribution 4.0 International License.
El titular de los derechos de autor es el autor del artículo. La revista Pós. sólo exige que la publicación del artículo sea inédita. El autor tiene el derecho de divulgar su artículo según su conveniencia debiendo citar la revista.
La revista Pós. autoriza la republicación de sus artículos desde que debidamente citada fuente y autoría.
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais
Cómo citar
Datos de los fondos
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Números de la subvención 2020/02418-6