Espelhamentos e justaposições: as intervenções de Paulo Mendes da Rocha, Iole de Freitas e Olafur Eliasson no edifício da Pinacoteca de São Paulo.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfauusp.2023.202312

Palabras clave:

Pinacoteca de São Paulo, Instalación artística, Arquitectura, Espacialidad

Resumen

Este artigo está centrado en las análisis comparativas entre las obras de dos artistas, Iole de Freitas (Belo Horizonte, 1945) y Olafur Eliasson (Copenhagen, 1967), situadas en un mismo espacio: uno de los patios interiores del edifício de la Pinacoteca del Estado de São Paulo, después de la reestruturación concibida por el arquitecto modernista Paulo Mendes da Rocha (Vitória, 1928 - São Paulo, 2021), finalizada em 1998. Al crear estos pares de análisis, experimentamos ejercicios de duplicaciones e yuxtaposiciones, para compreender cómo la superposición de conceptos e imágenes nos permite investigar cuestiones sobre la espacialidad compuesta en la relación entre instalación artística y arquitectura.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Paula Nogueira Ramos, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    Doutoranda e bolsista CNPq no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, na área de Projeto, Espaço e Cultura, da Universidade de São Paulo, e mestra em História da Arte Contemporânea e Cultura Visual pela Universidad Complutense de Madrid. Desde 2014, colabora como pesquisadora e educadora na Fundação Bienal de São Paulo e em outras instituições artísticas. Tem experiência em educação e artes visuais, e também trabalha como videoartista. 

  • Luís Felipe Abbud, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    Arquiteto paulistano formado pela FAUUSP, e doutorando em design pela mesma instituição. Fundador e diretor criativo do Estúdio Hiper-Real, é professor na Associação Escola da Cidade, e coordenador do projeto demonumenta/FAUUSP. Sua pesquisa investiga as relações entre imagem e espaço resultantes de tecnologias de realidade estendida (XR), e explora o hibridismo dos universos real e virtual proporcionado por dispositivos audiovisuais eletrônicos.

Referencias

ARQUITETURA PAULISTANA, Portal. Pinacoteca: Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli. São Paulo, 2015. Consultado em: https://www. youtube.com/wa t ch? v=L2 u 6 7PEU- S I&t=8 3 7 s

ELIASSON, Olafur; VOLZ, Jochen. Uma entrevista com Olafur Eliasson. In: VOLZ, Jochen (Org.).Seu corpo da obra. Your body of work:/ Olafur Eliasson. São Paulo: Edições SESC SP; Associação Cultural Videobrasil, 2011, p. 383-409.

FILHO, Paulo Venancio (Org.). Iole de Freitas: corpo/espaço. Rio de Janeiro: Cobogó, 2018.

FREITAS, Iole de. Entrevista com Iole de Freitas. In: OBRIST, Hans Ulrich, Entrevistas brasileiras. v. 1. Rio de Janeiro: Cobogó, 2018, p. 335-352.

MÜLLER, Fábio. Velha-nova Pinacoteca: de espaço a lugar. Vitruvius, Arquitextos, n. 007.11, ano 1, dez. 2000.

ROCHA, Paulo Mendes da. Entrevista com Paulo Mendes da Rocha. In: OBRIST, Hans Ulrich, Entrevistas brasileiras. vol. 1. Rio de Janeiro: Cobogó, 2018, p. 85-96.

SALZSTEIN, Sônia. et al. Iole de Freitas. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2010. THE DESIGN of Art. In: The Art of Design. Produção de Sarina Roma e Billy Sorrentino. Califórnia: NETFLIX, 2017.

WISNIK, Guilherme. O dentro que é fora. O outro que sou eu. In: VOLZ, Jochen (Org.). Seu corpo da obra. Your body of work: Olafur Eliasson. São Paulo: Edições SESC SP; Associação Cultural Videobrasil, 2011, p. 247-273.

Publicado

2023-10-10

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Ramos, P. N. ., & Abbud, L. F. (2023). Espelhamentos e justaposições: as intervenções de Paulo Mendes da Rocha, Iole de Freitas e Olafur Eliasson no edifício da Pinacoteca de São Paulo. Pós. Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Arquitetura E Urbanismo Da FAUUSP, 30(57), e202312. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfauusp.2023.202312