Comprometimento, motivação e processo criativo: um ponto de vista e sua aplicação na introdução ao projeto arquitetônico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v20i34p34-58Palavras-chave:
Introdução ao projeto. Método de ensino de projeto. Processo criativo. Projeto de arquitetura (estudo e ensino).Resumo
O presente trabalho apresenta um estudo de caso sobre o ensino do projeto, em uma disciplina introdutória do 2º período do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, em que a interação professor-aluno é estratégia fundamental, para alcançar as metas pretendidas. Tem por base a experiência da autora como docente, junto a Concepção da Forma Arquitetônica 2 (CFA2), integrante do Departamento de Análise e Representação da Forma daquela instituição. O método de ensino ali praticado então representa uma atuação específica para o desenvolvimento do processo projetual, atuação esta inserida numa esfera maior de discussão e experimentação conjunta de procedimentos, para capacitação do estudante de Arquitetura na criação do objeto arquitetônico. O objetivo central é, por meio do comprometimento de todos com as metas traçadas, instrumentalizar o aluno para uma postura projetual mais consciente e crítica sobre como pensar e realizar seu fazer, assim como estimular nele a vontade de caminhar para além dos estereótipos e das efemeridades contemporâneas, em que a informação excessiva anestesia a motivação e embota sua aptidão reflexiva.Downloads
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