O Impacto do Sistema de Transporte sobre o Espaço Urbano e seu Controle
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v1i2p47-54Resumen
The control of the impact caused by improvements made in the transportation system on urban areas presumes the recognition of the interaction between soil utilization and occupation and access thereto. Said interaction and its effects can be found in statistical studies concerned with the impact caused by São Paulo subway North-South line on urban areas, and the purpose thereof is to: develop a greater sense of social equity in the distribution of indirect benefits associated with public investments in the transportation sector; create new financing sources for said sector; and reduce the withdrawal of poor people from areas directly served by improved transportation systemDescargas
Referencias
ALQUIER, F. Contribution à l’etude de la rene foncière sur les terrains urbains. Espace et Sociétés (2): 75-87 mar., 1971.
BATISTUZZO, A. R. de C.; PACHECO, R. S. V. M. O processo de valorização dos terrenos em uma área de intervenção pública concentrada: Vila do Encontro. Espaço e Debates. São Paulo 2: 19-59, maio 1981.
BOLOGNA. Comune. Per il recupero urbano. Bologna, 1980.
CAMPOS VENUTI, G. Urbanística e austerità. Milano, Feltrinelli, 1978.
CSU, 1973. p. 208-209.
FOLIN, M. La ciudad dei capital. México, D. F., Gili, 1977.
LIPIETZ, A. Le tribut foncier urbain. Paris, François Maspero, 1974.
LOJKINE, J. O Estado capitalista e a questão urbana. São Paulo, Martins Fontes, 1981.
NIGRIELLO A. Fontes alternativas para financiamento do transporte coletivo. A experiência francesa. São Paulo, 1989. Relatório de viagem apresentado à EBTU, FAUUSP e METRÔ/SP.
NIGRIELLO, A. Conservar para desenvolver. (Estudo sobre as alterações do espaço edificado ao longo da linha Norte-Sul do metrô de São Paulo). São Paulo, 1987. Tese de Doutorado - FAUUSP.
NIGRIELLO, A. et all. Construir o metrô ê também reconstruir a cidade. São Paulo, 1991. METRÔ/SP - NTL.
NIGRIELLO, A. Pesquisa Bibliográfica. In: O valor do solo e sua relação com a acessibilidade. (Estudo do impacto da implantação da linha NorteSul do metrô de São Paulo sobre o mercado imobiliário). Rio de Janeiro, 1977. Dissertação - Mestrado - COPPE/UFRJ. p. 4-75.
NIGRIELLO, A. Pesquisa Empírica. In: O valor do solo e sua relação com a acessibilidade. (Estudo do impacto da implantação da linha NorteSul do metrô de São Paulo sobre o mercado imobiliário). Rio de Janeiro. 1977. Dissertação — Mestrado - COPPE/UFRJ. p. 76-115.
SAYAD, J. Preço da terra e mercados financeiros. São Paulo, FIPE/USP, 1977.
TOPALOV, C. Capital et propriété foncière. Paris,
VIEIRA DA CUNHA, P.; SMOLKA, M. O Notas críticas sobre a relação entre rendas fundiárias e o uso do solo urbano. São Paulo, FUNDAP, 1978.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La revista Pós. del programa de postgrado FAUUSP está licenciada con una licencia Creative Commons Attribution 4.0 International License.
El titular de los derechos de autor es el autor del artículo. La revista Pós. sólo exige que la publicación del artículo sea inédita. El autor tiene el derecho de divulgar su artículo según su conveniencia debiendo citar la revista.
La revista Pós. autoriza la republicación de sus artículos desde que debidamente citada fuente y autoría.
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais