"Arquitetura participativa" na visão de Giancarlo de Carlo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i15p18-31Palabras clave:
Giancarlo de Carlo, arquitetura participativa, espaço urbano, alinhamento teórico em arquiteturaResumen
A participação é um tema colocado na ordem do dia, no debate atual sobre a arquitetura e o urbanismo. O processo participativo tem sido apresentado como uma forma de enfrentar a dimensão social e política dos projetos de interesse coletivo, fazendo valer a opinião e o desejo dos usuários, com o fim de garantir maior cidadania e democracia na concepção dos espaços urbanos. O arquiteto italiano Giancarlo de Carlo, durante as décadas de 60 e 70, foi um dos pioneiros na reflexão sobre a importância da "Arquitetura Participativa" e na criação de procedimentos de trabalho que incorporassem a participação do usuário no processo de elaboração de projetos. Suas propostas e a maneira de desenvolver projetos foram passos importantes na definição de procedimentos de trabalho para o projeto participativo, exemplificados no projeto de habitação operária, em Vila Matteotti (1964-1974) ou no estudo para o desenvolvimento urbano de Urbino (1958-1976). Objetivo deste artigo é mapear as inquietações e recuperar a trajetória das reflexões e influências sobre o pensamento do arquiteto Giancarlo de Carlo, que o levaram a optar pelo projeto participativo como meio de responder aos problemas sociais e políticos envolvidos na arquitetura e no urbanismo. Sem se deixar levar por ilusões, teceu reflexões críticas sobre os processos participativos, seus limites, seus alcances, seus engodos. O tema é, particularmente, relevante, hoje, porque de Carlo volta a ser uma referência para trabalhos que pretendam envolver a participação do usuário na elaboração de projetos.Descargas
Referencias
AYMONINO, Carlo (Ed.). L’abitazione razionale, atti dei Congressi CIAM: 1929-1930. Barcelona: Gustavo Gili, 1972.
BARONE, Ana Cláudia. Team 10, arquitetura como critica. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2002.
DE CARLO, G. Gli spirit dellárchitettura. Roma: Riuniti, 1999.
DE CARLO, G. William Morris. Milão: Il Balcone, 1947.
FRAMPTON, K. Historia crítica de la arquitectura moderna. México: Gustavo Gili, 1983.
MEYER, Hannes. El arquitecto en la lucha de classes y otros escritos. Barcelona: Gustavo Gili, 1972.
NEWMAN, O. CIAM 59 in Otterlo. Londres: Alec Tiranti Ltd., 1961.
PEVSNER, N. Pioneiros do desenho moderno, de William Morris a Walter Gropius. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
PRONSATO, Sylvia A. Dobry. Projeto participativo e criação coletiva. 2002. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
RODRIGUES, A. J. A Bauhaus e o ensino artístico. Lisboa: Presença, 1989.
RYKWERT, J. El lado oscuro de la Bauhaus. In: Controspazio, comunicacion 12, La Bauhaus. Madri: Dedalo, 1971.
THOMPSON, E. P. William Morris, romantic to revolutionary. Londres: Lawrence and Wishart, 1955.
ZEVI, B. Poética de la arquitectura neoplástica. Buenos Aires: Victor Lerú, 1953.
ZUCCHI, Benedict. Giancarlo de Carlo. Londres: Butterworth Architecture, 1992.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La revista Pós. del programa de postgrado FAUUSP está licenciada con una licencia Creative Commons Attribution 4.0 International License.
El titular de los derechos de autor es el autor del artículo. La revista Pós. sólo exige que la publicación del artículo sea inédita. El autor tiene el derecho de divulgar su artículo según su conveniencia debiendo citar la revista.
La revista Pós. autoriza la republicación de sus artículos desde que debidamente citada fuente y autoría.
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais