Foco e Escopo

Enquanto uma revista de Filosofia, voltada especialmente à graduação, a Primeiros Escritos objetiva fomentar o debate entre estudantes através da publicação de textos inéditos. Acreditamos que nossa iniciativa possa estimular a difusão e a ampliação de espaços voltados aos alunos de graduação. Ademais, a revista pretende também focar na pluralidade, de modo a privilegiar com equidade não somente diversos gêneros textuais, como artigos acadêmicos, ensaios, criticas de arte, traduções, resenhas, entrevistas, e outras manifestações literárias, mas também variados temas atrelados à Filosofia. 
 
Com relação a políticas de submissão e tipos de documentos aceitos para publicação:
 
- Editorial: este é responsabilidade dos Editores da Primeiros escritos.

 

- Artigos: publicamos artigos originais e inéditos em português e espanhol na área de Filosofia, suas subáreas e também de articulações da Filosofia com outras áreas.

 

- Entrevistas: aceitamos entrevistas, em português e espanhol, com intelectuais que fizeram importantes contribuições em campos de estudo relacionados aos eixos de publicação da revista;

 

- Traduções: apreciamos textos clássicos da área de Filosofia, suas subáreas e também de articulações da Filosofia com outras áreas, vertidos para o português (obs. não se aceita espanhol como idioma de origem do texto);
 
- Poemas, contos e críticas: avaliamos textos literários inéditos (poemas e contos). Publica ainda, resenhas originais e inéditas, em português ou espanhol, sobre um livro, ou vários livros que tratem de um mesmo assunto da área de Filosofia, suas subáreas e também de articulações da Filosofia com outras áreas. A obra resenhada não precisa necessariamente ter publicação nacional.

Processo de Avaliação pelos Pares

Avaliação por pares, membros do conselho editorial, a partir do sistema double-blind review.

Periodicidade

Anual.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

Após uma interrupção de quatro anos, a revista Primeiros Escritos, mantendo ainda seu princípio de ser uma revista editada e composta por e para alunos da graduação em filosofia ou com interesse na atividade filosófica, retorna em 2017 como o resultado do esforço coletivo de alunos do PET-Filosofia, do Programa de Iniciação Científica e da Graduação do Departamento de Filosofia da USP. Nesse sentido, as publicações visam promover um espaço de difusão da pesquisa dos próprios discentes, fomentando, assim, o debate entre alunos de todo o país. Ademais, a revista pretende também focar na pluralidade, de modo a privilegiar com equidade, para além dos artigos acadêmicos, ensaios, críticas de arte, traduções, resenhas, entrevistas, e outras manifestações literárias. Pretendemos, então, por meio de nossas páginas, iniciar um novo espaço de debate e reflexão crítica na graduação.