O conceito de substância e seus desdobramentos: uma visão geral da metafísica de Leibniz

  • Victor Frohlich Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Substância, Mônada, Metafísica, Lógica, Harmonia

Resumo

Pretende-se investigar os elementos centrais do conceito de substância no pensamento de Gottfried Wilhelm Leibniz, tomando a complexidade de tal conceito e suas diversas formulações como prerrogativa para analisar os diversos textos do autor, observando os caminhos argumentativos trilhados nessas obras e o desenvolvimento de outros de seus temas centrais e conceitos chaves — notavelmente, a harmonia preestabelecida e o papel de Deus em sua cosmologia. Parte-se, também, da premissa de que a heterogeneidade e a polissemia conceitual do autor podem ser tomadas como qualidades de um sistema de particular riqueza filosófica, que não se apresenta em um único texto dito “canônico” do autor.

Referências

GOLDSCHMIDT, V. A religião de Platão. Trad. Ieda e Oswaldo Porchat Pereira. 2. ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1970.

LEIBNIZ, G. Discurso da metafísica e outros textos. Trad. Marilena Chauí. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

LEIBNIZ, G. Novos ensaios sobre o entendimento humano. Trad. Luiz João Baraúna. 6. ed. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996.

LEIBNIZ, G. Sistema novo da natureza e da comunicação das substâncias e outros textos. Trad. Edgar Marques. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

LEIBNIZ, G. Da origem primeira das coisas. In: NEWTON, I.; LEIBNIZ, G. Os pensadores: Newton, Leibniz. Trad. Carlos Lopes de Mattos. São Paulo: Abril S.A. Cultural e Industrial, 1974.

MARQUES, E. As origens da incompossibilidade em Leibniz. Cadernos de história e filosofia da ciência, Campinas, v. 16, n. 1, p. 145-162, 2006.

SILVA, F. Universalidade e simbolização em Leibniz. Cadernos Espinosanos, São Paulo, v. XV, p. 41-58, 2006.

Publicado
2018-12-20
Como Citar
Frohlich, V. (2018). O conceito de substância e seus desdobramentos: uma visão geral da metafísica de Leibniz. Primeiros Escritos, (9), 27-46. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5920.primeirosescritos.2018.153044
Edição
Seção
Artigos