Multiple expositions photographic montages in Annemarie Heinrich’s Work
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2023.212016Keywords:
Photomontages, Multiple Expositions, Annemarie Heinrich, Argentine photography, New WomanAbstract
This article explores creative options deployed by German-Argentine photographer Annemarie Heinrich through the use of multiple exhibitions and photographic montages, analyzing also the circulation of these images, their aesthetic perspectives, and their possible scope as productions developed by a female photographer. It is proposed to think of these photographic explorations as key procedures of the medium to expand the possibilities of representation and create a new imagined reality; a field for research that allowed Heinrich to expand her creativity and question the truth status of the photographic image, as well as to count on a way to develop her path as a photographer within the local and international photographic panorama.
Downloads
References
ADES, Dawn. Fotomontaje. Barcelona: Gustavo Gili, 2002[1976].
FACIO, Sara. La fotografía en Argentina. Desde 1840 a nuestros días. Buenos Aires: Editorial La Azotea, 1995.
FRIZOT, Michel. Metamorphoses of the image: Photo-graphics and the alienation of meaning. In: FRIZOT, Michel (Ed.), The New History of Photography. Köln: Könemann, p. 431-455, 1998.
FRIZOT, Michel. El imaginario fotográfico. México: Serieve-CONACULTA, 2009.
HEINRICH, Annemarie. Homenaje a los Grandes. Cuarto Oscuro, n. 440, suplemento especial. Buenos Aires: Foto Club Buenos Aires, abril de 1994.
HUYSSEN, Andreas. Después de la gran división. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2006.
NAVARRETE, José Antonio. Escribiendo sobre fotografía en América Latina. Antología de textos 1925-1970. Montevideo: Centro de Fotografía Ediciones, 2018.
NELSON, Andrea et al. The New Woman behind the Camera. Washington: National Gallery of Art, 2020.
OTTO, Elizabeth. Modern Bodies. In NELSON, Andrea et al. (Ed.) The New Woman behind the Camera. Washington: National Gallery of Art, p. 187-206, 2020.
ROUILLÉ, André. La fotografía entre documento y arte contemporáneo. México: Herder, 2017 [2005].
TAUSK, Petr. Historia de la fotografía en el siglo XX. Barcelona: Gustavo Gili, 1978.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Julieta Pestarino
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A BJLAS adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0).
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios específicos, ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), é o Programa de Pós-graduação Integração da América Latina.
É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio, desde que sejam observadas as regras da licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0):
- O uso do material copiado e ou reproduzido no todo ou em partes deve se destinar apenas a fins educacionais, de pesquisa, uso pessoal ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas;
- O material pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato;
- A reprodução deverá ser acompanhada da citação da fonte na integra incluindo o(s) nome(s) do(s) aturoes(s), no seguinte formato: Fonte: Revista Cadernos Prolam/USP. Brazilian Journal of Latin American Studies;
- Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.