Inteligência Abstraída , Crianças Silenciadas : as Avaliações de Inteligência

Autores

  • Maria Aparecida Affonso Moysés Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Departamento de Pediatria.
  • Cecília Azevedo Lima Collares Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Departamento de Psicologia Educacional.

DOI:

https://doi.org/10.1590/psicousp.v8i1.107579

Palavras-chave:

Inteligência. Avaliação. Fracasso escolar. Educação. Saúde.

Resumo

Os testes de inteligência, instrumentos que visam, essencialmente, a classificação das pessoas, são filiados ao ideário eugenista. Neles, a Psicologia dá visibilidade a seus alicerces no pensamento clínico, pela necessidade de abstrair o sujeito, silenciando-o, para conseguir apor sobre ele seu “olhar clínico” Discute-se a necessidade de subverter as avaliações, abandonando a busca de defeitos para tentar encontrar a criança concreta, enquanto ser histórico.

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Publicado

1997-01-01

Edição

Seção

Psicologia e Razão Instrumental

Como Citar

Inteligência Abstraída , Crianças Silenciadas : as Avaliações de Inteligência. (1997). Psicologia USP, 8(1), 63-89. https://doi.org/10.1590/psicousp.v8i1.107579