Inteligência Abstraída , Crianças Silenciadas : as Avaliações de Inteligência
DOI:
https://doi.org/10.1590/psicousp.v8i1.107579Palavras-chave:
Inteligência. Avaliação. Fracasso escolar. Educação. Saúde.Resumo
Os testes de inteligência, instrumentos que visam, essencialmente, a classificação das pessoas, são filiados ao ideário eugenista. Neles, a Psicologia dá visibilidade a seus alicerces no pensamento clínico, pela necessidade de abstrair o sujeito, silenciando-o, para conseguir apor sobre ele seu “olhar clínico” Discute-se a necessidade de subverter as avaliações, abandonando a busca de defeitos para tentar encontrar a criança concreta, enquanto ser histórico.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
1997-01-01
Edição
Seção
Psicologia e Razão Instrumental
Licença
Todo o conteúdo de Psicologia USP está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC, exceto onde identificado diferentemente.
A aprovação dos textos para publicação implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista Psicologia USP, que terá a exclusividade de publicá-los primeiramente.
A revista incentiva autores a divulgarem os pdfs com a versão final de seus artigos em seus sites pessoais e institucionais, desde que estes sejam sem fins lucrativos e/ou comerciais, mencionando a publicação original em Psicologia USP.
Como Citar
Inteligência Abstraída , Crianças Silenciadas : as Avaliações de Inteligência. (1997). Psicologia USP, 8(1), 63-89. https://doi.org/10.1590/psicousp.v8i1.107579