Corpos sonoros: instrumentos e donos na prática musical dos Kuikuro do alto Xingu

Autores

  • Tommaso Montagnani Centre National de la Recherche Scientifique. Laboratoire d’Anthropologie Sociale

DOI:

https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2016.116917

Palavras-chave:

Kuikuro, música, alto Xingu, artefatos, vida.

Resumo

Procuro descrever neste artigo o modo pelo qual uma prática musical instrumental kuikuro repousa sobre a atribuição aos artefatos de uma forma de vitalidade. Os instrumentos musicais (flauta Kagutu, flauta dupla Atanga, clarinete Takwara), ao longo de seu ciclo vital, recobram uma função de mediação no estabelecimento da conexão entre humanos e espíritos.  Os humanos fazem oferendas de alimentos e de água aos instrumentos, ao passo que os instrumentos, manipulados pelos músicos rituais, fazem-se portadores da voz dos espíritos. A complexidade de ações rituais em torno dos artefatos musicais é particularmente visível quando observamos o sistema de atribuição de diferentes papéis de “donos” (-oto). Vários tipos de atores rituais intervêm de maneira diferente ao longo das etapas de existência do instrumento, estando eles mesmos submetidos à influência direta do artefato em suas vidas.

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Audio:

FAUSTO, Carlos. 2013. A dança dos sopros: aerofones kuikuro do Alto Xingu (CD), Rio de Janeiro.

Publicado

2016-06-28

Como Citar

Montagnani, T. (2016). Corpos sonoros: instrumentos e donos na prática musical dos Kuikuro do alto Xingu. Revista De Antropologia, 59(1), 201-223. https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2016.116917

Edição

Seção

Dossiê