O profeta, a palavra e a circulação do carisma pentecostal

Autores

  • Roberta Bivar Carneiro Campos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2011.39654

Palavras-chave:

Evangélicos, novos movimentos religiosos, pentecostalismo, carisma, globalização, oralidade.

Resumo

Este artigo aborda o surgimento e a atuação de líderes carismáticos no pentecostalismo brasileiro que desafia a visão comum do papel do pastor protestante na mediação com Deus. Para além da transformação do pastor em celebridade, reflito sobre a forma de autoridade do carisma pentecostal, sua circulação e transmissão. Três direções em que o carisma circula serão destacadas: 1. sua comodificação através de cursos e conferências pagos, tornando-se evidente que é possível aprender a ser líder com os próprios líderes carismáticos; 2. o carisma, além de ser apreendido num espaço comercial e público, também é passado como capital social e simbólico através dos nomes de família do líder carismático, a exemplo das famílias Valadão, Soares, Malafaia e outras; 3. a autoridade do carisma depende de sua propagação coletiva, que se faz entre os pastores e os fiéis. Estes últimos, por sua vez, também mimetizam o carisma do líder, acessando esse capital e adquirindo o habitus carismático através não só da participação nos cultos, mas também do consumo. Além de reconhecer a produção social do carisma, faz-se necessário entender a sua circulação e o seu compartilhamento. Seguir a trilha do carisma é também seguir a maneira como a mensagem pentecostal circula e se globaliza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Bivar Carneiro Campos, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1992), mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e doutorado em Antropologia Social - University of St. Andrews (2001). Atualmente é professora adjunto IV da Universidade Federal de Pernambuco, pesquisadora e vice líder do Núcleo de Pesquisa sobre Religiões Populares do PPGA da mesma universidade, e membro da comissão editorial da Revista Anthropológicas. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em emoções, atuando principalmente nos seguintes temas: religião, cultura e identidade, emoções, teoria antropológica, corpo e sociedade.

Downloads

Publicado

2012-08-24

Como Citar

Campos, R. B. C. (2012). O profeta, a palavra e a circulação do carisma pentecostal. Revista De Antropologia, 54(2). https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2011.39654

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)