O impacto de percepções de justiça em três bases de comprometimento organizacional

Autores

  • Douglas Filenga Universidade Metodista de São Paulo
  • Mirlene Maria Matias Siqueira Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072006000400007

Palavras-chave:

justiça, comprometimento organizacional, servidores públicos

Resumo

Justiça e comprometimento são fenômenos fundamentais no ambiente organizacional. Justiça no trabalho pode ser compreendida em duas vertentes clássicas, distributiva e procedimental, e uma emergente denominada interacional. Comprometimento organizacional pode ser estudado sob três bases, isto é, afetiva, normativa e calculativa. No presente estudo, teve-se como objetivo testar um modelo teórico em que se analisa o impacto da percepção de justiça sobre o comprometimento organizacional. Para tanto, contou-se com a participação de 838 servidores públicos municipais ativos, sendo 529 da Secretaria de Educação, 182 da Secretaria de Saúde e 127 da Secretaria de Serviços Municipais de uma prefeitura da região do ABC Paulista. No teste do modelo efetuado por análise de regressão múltipla, constatou-se que parcela significativa da variância de comprometimento afetivo, calculativo e normativo podia ser explicada por percepções de justiça. A partir desses resultados, pôde-se concluir que percepção de justiça é um importante antecedente de comprometimento organizacional. Portanto, cognições sobre justiça representam um componente psicossocial capaz de influenciar os vínculos que o indivíduo mantém com a organização na qual trabalha.

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Publicado

2006-12-01

Edição

Seção

Recursos Humanos & Organizações

Como Citar

O impacto de percepções de justiça em três bases de comprometimento organizacional. (2006). Revista De Administração, 41(4), 431-441. https://doi.org/10.1590/S0080-21072006000400007