A identidade e a focagem dos empregados de restaurantes de Fortaleza

Autores

  • João Adamor Dias Neves Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072007000400005

Palavras-chave:

identidade e cultura organizacional, política empresarial, focagem, atividade

Resumo

Neste artigo, analisa-se a identidade de restaurantes na óptica dos empregados, identifica-se o tipo de focagem predominante nesse negócio e associa-se a identidade com o perfil dos empregados. Mediu-se a identidade por meio de uma série de variáveis em 38 restaurantes de Fortaleza (Ceará, Brasil), aplicando-se um questionário, previamente validado, em 342 empregados. Os resultados indicaram que os empregados incorporaram uma identidade focada principalmente na atividade e, no geral, identificaram-se com ela, tanto nas representações conscientes quanto nas inconscientes. Não se constatou associação estatisticamente significativa entre o perfil dos empregados, a identidade e a focagem principal, com base na análise do V de Cramer e no rho de Spearman. Os resultados deste estudo são úteis aos restaurantes (gestão eficaz da mudança), à academia (pode replicar o estudo feito), aos empregados (conhecer a imagem coletiva dos restaurantes) e a outras organizações similares (podem realizar estudo semelhante).

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Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

Recursos Humanos & Organizações

Como Citar

A identidade e a focagem dos empregados de restaurantes de Fortaleza. (2007). Revista De Administração, 42(4), 443-453. https://doi.org/10.1590/S0080-21072007000400005