Sendo aos olhos do outro: o papel da alteridade na construção da identidade metrossexual
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-21072012000200008Palavras-chave:
consumo metrossexual, identidades pós-modernas, pesquisa qualitativaResumo
Debate-se cada vez mais a questão da identidade. Com o sujeito pós-moderno, fragmentam-se as identidades que outrora foram consideradas sólidas e fixas. Entre essas, está a de gênero, que antes era condicionada ao aspecto biológico e no presente é entendida como uma construção cultural. Por outro lado, há abordagens que relacionam a construção identitária e o papel do consumo nesse processo. Nesse contexto, há o recente advento do metrossexual, termo que evoca uma identidade de gênero ao mesmo tempo em que se baliza em certos padrões de consumo. Com isso, no presente estudo objetivou-se investigar, por meio do consumo, a construção de uma nova identidade: a metrossexual. Para tanto, identificaram-se sujeitos com o comportamento metrossexual e realizaram-se, com eles, entrevistas em profundidade. Uma das conclusões a que se chegou foi a de que essa identidade tem na alteridade um de seus aspectos centrais. Neste artigo, apresentam-se e discutem-se esses achados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-06-01
Como Citar
Oliveira, M. A. da C., & Leão, A. L. M. de S. (2012). Sendo aos olhos do outro: o papel da alteridade na construção da identidade metrossexual. Revista De Administração, 47(2), 264-274. https://doi.org/10.1590/S0080-21072012000200008
Edição
Seção
Marketing