Um método para cenários empregando stakeholder analysis: um estudo no setor de automação comercial

Autores

  • João Maurício Gama Boaventura Universidade Cidade de São Paulo
  • Adalberto Américo Fischmann Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Departamento de Administração

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072007000200003

Palavras-chave:

cenários, stakeholder analysis, análise ambiental, automação comercial

Resumo

Os métodos de construção de cenários são muitas vezes criticados por serem demasiadamente custosos e complexos, dificultando a implementação nas organizações. O primeiro objetivo deste trabalho é propor um método de cenários que não dispense o rigor metodológico, mas que seja compreensível o suficiente para tornar sua implementação viável. O método fundamenta-se na abordagem de lógica intuitiva, emprega um modelo de stakeholder analysis para gerar as variáveis necessárias para a construção de cenários e atende aos princípios teóricos mais aceitos nesse campo de estudos. O segundo objetivo é a aplicação do método que se sucedeu no setor de automação comercial no Brasil. Concorreu para a escolha do setor ele pertencer à área de tecnologia de informação, ser sujeito a rápidas transformações, ser uma indústria com predominância do capital nacional e relacionar-se com questões importantes como a Reforma Tributária. Os resultados demonstraram que o método proposto é operacionalmente viável e que stakeholder analysis é eficiente para o uso sugerido. Quanto ao setor, verificou-se que os principais stakeholders são o governo, os concorrentes, a cadeia de distribuição, as empresas de software e de cartões de crédito. As principais incertezas do setor, e que deram origem aos cenários, referem-se à Reforma Fiscal e ao comportamento de consumidores e empresários.

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Publicado

2007-06-01

Edição

Seção

Estratégia & Economia de Empresas

Como Citar

Um método para cenários empregando stakeholder analysis: um estudo no setor de automação comercial. (2007). Revista De Administração, 42(2), 141-154. https://doi.org/10.1590/S0080-21072007000200003