Amazônia Brasileira: ocupação e políticas socioambientais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14201/reb2021816119121

Palavras-chave:

Amazônia, memória, culturas tradicionais, História da Amazônia

Resumo

O presente Dossiê, intitulado Amazônia: Cultura, Educação e Memória, é a segunda parte da coletânea de textos iniciada com o Dossiê Amazônia Brasileira: ocupação e políticas socioambientais na transição dos séculos XX ao XXI. Esta edição reúne cinco artigos que discutem vivências, imaginários e expressões culturais de povos tradicionais e indígenas. Transparecem visões de mundo que expressam as especificidades e as diversidade de saberes, fazeres e resistências de grupos sociais representativos das populações amazônicas. Cosmovisões, pertencimentos e representações sociais são descritas, assim como as rupturas ocasionadas pelas transformações impostas pelo “progresso”. Os autores deste Dossiê proporcionam um mergulho na vida de comunidades e povos e uma pequena imersão em concepções de mundo que formam os multiversos culturais da Amazônia. Também mostram que a História da região é ensinada por narrativas que ignoram as existências e lugares (lugar sem lugar), generalizam e homogeneízam a região, reduzida às percepções dos colonizadores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raimunda Nonata Monteiro, Universidade Federal do Oeste do Pará

    Professora titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA, Brasil).

  • Enaile do Espírito Santo Iadanza, Universidade de Brasília

    Professora doutora do Núcleo de Estudos Amazônicos. Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (UnB, Brasil).

  • Helena Maria Martins Lastres, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Professora doutora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE, UFRJ, Brasil). Coordenadora da RedeSist.

Downloads

Publicado

2021-08-24

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Amazônia Brasileira: ocupação e políticas socioambientais. (2021). Revista De Estudios Brasileños, 8(16), 119-121. https://doi.org/10.14201/reb2021816119121