Diagnóstico do esporte e do lazer da Rede Cedes/Acre: aspectos metodológicos do estudo e processos de construção do Centro de Pesquisa

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DOI:

https://doi.org/10.14201/reb20229184762

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de relatar o processo de construção e as ações do Centro de Desenvolvimento de Esporte Recreativo e de Lazer do Acre, focando na descrição dos aspectos metodológicos da pesquisa “Diagnóstico do esporte e lazer no estado do Acre”. A Rede Cedes possibilita a iniciação científica de acadêmicos e a qualificação e formação de jovens pesquisadores, incentiva a produção acadêmica, realiza eventos científicos, sendo um importante centro de estudos de políticas de esporte e de lazer da região. O Diagnóstico do esporte e lazer foi uma investigação que envolveu 674 estudantes do ensino médio dos campi do Instituto Federal do Acre e do Colégio de Aplicação da Ufac. Destaca-se pelo rigor metodológico durante o planejamento, o processo de preparação da equipe de pesquisa, a construção e validação do instrumento de coleta de dados, a criação do banco de dados, a análise, apresentação e interpretação dos resultados. A implantação da Rede Cedes no Acre é uma conquista para a comunidade local e as ricas experiências decorrentes dos processos de planejamento e execução da pesquisa representaram um importante passo para a produção de conhecimento, úteis para o debate e construção de políticas públicas de esporte e de lazer.

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Biografia do Autor

  • Cledir de Araújo Amaral, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre

    Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac, Brasil).

  • Eliane Elicker, Universidade de Brasília

    Doutoranda em Educação Física na Universidade de Brasília (UnB, Brasil). Professora da Universidade Federal do Acre (Ufac, Brasil).

  • Rafaela Ester Galisteu da Silva, Universidade Federal de São Paulo

    Doutora em Ciência pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp, Brasil). Professora assistente da Universidade Federal do Acre (Ufac, Brasil).

  • Alessandra Lima Peres de Oliveira, Universidade Federal do Acre

    Especialista em Educação Física Escolar e professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre (Ufac, Brasil).

  • Tiago Barbosa do Nascimento, Secretaria de Estado de Educação do Acre

    Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Acre (Ufac, Brasil). Professor de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Acre (Brasil).

  • Jeane de Castro Araújo, Secretaria de Estado de Educação do Acre

    Licenciada em Educação Física/UFAC; Professora de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Acre. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa LEPEF-EdSala e da Rede Cedes/Acre.

  • Eroína Moreira de Melo, Universidade Federal do Acre

    Professora da Universidade Federal do Acre (Ufac, Brasil).

  • Oyatagan Levy Pimenta da Silva, Universidade Federal do Acre

    Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Acre (Ufac, Brasil).

  • Mônica Pereira Raulino, Secretaria de Estado de Educação do Acre

    Professora da Secretaria de Estado de Educação do Acre. Rede Cedes/Acre.

  • Wilson Nonato Rabelo Neto, Secretaria de Estado de Educação de Acre

    Professor da Secretaria de Estado de Educação de Acre. Rede Cedes/Acre.

  • Ana Paula Rodrigues de Oliveira, Centro Universitário Meta
    Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário Meta (Unimeta, Brasil).
  • Bruna Ravana dos Santos Carvalho, Centro Universitário Meta

    Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário Meta (Unimeta, Brasil).

  • Danilo Oliveira da Silva, Centro Universitário Meta

    Graduado em Nutrição pelo Centro Universitário Meta (Unimeta, Brasil).

  • Islany Pessoa Bezerra, Centro Universitário Meta
    Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário Meta (Unimeta, Brasil).
  • Matheus Eremith Carvalho, Centro Universitário Meta
    Graduado em Nutrição pelo Centro Universitário Meta (Unimeta, Brasil).
  • Adriane Corrêa da Silva, Universidade Federal do Acre

    Professora adjunta da Universidade Federal do Acre (Ufac, Brasil).

Referências

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Publicado

2023-08-25

Edição

Seção

Seção Geral

Como Citar

Diagnóstico do esporte e do lazer da Rede Cedes/Acre: aspectos metodológicos do estudo e processos de construção do Centro de Pesquisa. (2023). Revista De Estudios Brasileños, 9(18), 47-62. https://doi.org/10.14201/reb20229184762