Relações de poder e saber da equipe neonatal na implantação e disseminação do Método Canguru*

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0200en

Palavras-chave:

Equipe de Assistência ao Paciente, Método Canguru, Recém-Nascido, Política de Saúde, Poder Psicológico, Enfermagem Neonatal

Resumo

Objetivo: analisar as relações de poder e saber, entre a equipe de saúde, que permeiam a implantação e disseminação do Método Canguru no estado de Santa Catarina. Método: pesquisa sócio-histórica, com abordagem qualitativa, realizada no estado de Santa Catarina, no período de janeiro a novembro de 2019, a partir de entrevistas com 12 profissionais de saúde. Os dados foram analisados à luz da proposta genealógica de Foucault, com auxílio do software Atlas.ti Cloud®. Resultados: as relações da equipe neonatal fortaleceram as ações do Método Canguru no estado, articulando os serviços e favorecendo a autonomia dos profissionais de saúde. Entretanto, a enfermeira Canguru se destaca nesse processo, e o discurso médico hegemônico, muitas vezes, ainda reprime as demais categorias profissionais. Conclusão: os profissionais desenvolvem estratégias para negociar as mudanças na prática do cuidado, transitando entre as tramas do poder e saber, ora o exercendo, ora sendo passivo a ele.

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Publicado

2022-11-04

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Artigo Original

Como Citar

Aires, L. C. dos P., Padilha, M. I., Santos, E. K. A. dos, Lamy, Z. C., Bellaguarda, M. L. dos R., Alves, I. F. B. de O., Rosa, R. da, & Costa, R. (2022). Relações de poder e saber da equipe neonatal na implantação e disseminação do Método Canguru*. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 56, e20220200. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0200en