Grupos de Pesquisa de Educação em Enfermagem do Brasil

Autores

  • Vânia Marli Schubert Backes Universidade Federal de Santa Catarina; Enfermagem
  • Marta Lenise do Prado Universidade Federal de Santa Catarina; Enfermagem
  • Mônica Motta Lino Universidade Federal de Santa Catarina; Enfermagem
  • Fabiane Ferraz Grupo de Pesquisa em Educação em Enfermagem e Saúde
  • Kenya Schmidt Reibnitz Universidade Federal de Santa Catarina; Enfermagem
  • Bruna Pedroso Canever Universidade Federal de Santa Catarina; Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000200023

Palavras-chave:

Grupos de pesquisa, Educação em enfermagem, Pesquisa em educação de enfermagem

Resumo

O estudo tem por objetivo caracterizar os Grupos de Pesquisa em Educação em Enfermagem do Brasil quanto à sua organização. Pesquisa documental, descritiva, quantitativa. As informações foram coletadas no Banco de Dados e Estatísticas do Portal Online do CNPq - censo 2006. O Brasil possui 47 Grupos de Pesquisa em Educação em Enfermagem, com 412 pesquisadores, dos quais 91% apresentam título de mestrado, doutorado ou pós-doutorado. Dos 307 estudantes, 92% são graduandos de Enfermagem, porém apenas 9% são bolsistas de iniciação científica. Entre os 112 técnicos, 75% são de Enfermagem, 46% possuem titulação de mestre ou doutor. Há um número expressivo de Grupos que contribuem significativamente para a produção de conhecimento no setor de educação, em nível latino-americano. Todavia, ainda são muitos os desafios a serem superados como a frágil interdisciplinaridade, a limitada integração ensino-serviço, o baixo fomento de bolsas de iniciação científica e as significativas desigualdades no acesso e desenvolvimento de pesquisas nas diferentes regiões do país.

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Publicado

2012-04-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Backes, V. M. S., Prado, M. L. do, Lino, M. M., Ferraz, F., Reibnitz, K. S., & Canever, B. P. (2012). Grupos de Pesquisa de Educação em Enfermagem do Brasil. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 46(2), 436-442. https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000200023