Trabalho educativo do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família: dificuldades e perspectivas de mudanças

Autores

  • Simone Roecker Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria de Lourdes Denardin Budó Universidade Federal de Santa Maria
  • Sonia Silva Marcon Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000300016

Palavras-chave:

Educação em saúde, Saúde da família, Enfermagem em saúde pública, Atenção Primária à Saúde, Papel do profissional de enfermagem

Resumo

Este estudo objetivou conhecer as dificuldades e perspectivas de mudanças que os enfermeiros identificam no desenvolvimento das ações educativas na Estratégia Saúde da Família (ESF). Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritivo-exploratória. Os dados foram coletados junto a 20 enfermeiros que atuam na ESF, no âmbito da 10ª Regional de Saúde do Paraná, por meio de entrevistas semiestruturadas, no mês de abril de 2010, as quais foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que os enfermeiros enfrentam dificuldades no desenvolvimento da educação em saúde junto aos usuários, à equipe, aos gestores e quanto à falta de recursos físicos, materiais e financeiros. Mas, a partir das dificuldades sentidas, buscam alternativas diversificadas para superá-las e sugerem modificações visando à melhoria na atenção primária à saúde da população, principalmente, no que tange ao trabalho educativo.

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Publicado

2012-06-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Roecker, S., Budó, M. de L. D., & Marcon, S. S. (2012). Trabalho educativo do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família: dificuldades e perspectivas de mudanças. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 46(3), 641-649. https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000300016