Construindo competências para ação educativa da enfermeira na atenção básica

Autores

  • Valéria Marli Leonello Universidade de São Paulo; Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Coletiva
  • Maria Amélia de Campos Oliveira Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342007000500019

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Educação baseada em competências, Competência profissional, Cuidados de enfermagem

Resumo

Trata-se de um estudo qualitativo com o objetivo de descrever a metodologia do processo de construção coletiva de um perfil de competências para a ação educativa da enfermeira. A categoria conceitual utilizada foi a competência, ancorada nas concepções de trabalho em saúde e saber operante. Foram coletados discursos de docentes e estudantes do curso de bacharelado em enfermagem da EEUSP; enfermeiras, gestores e usuários dos serviços de saúde vinculados à Universidade de São Paulo, analisados com a técnica de análise de discurso. Houve similaridades em relação a conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desenvolvimento de práticas educativas mais dialógicas e participativas. Foi possível a construção de um perfil de competências para a ação educativa da enfermeira, numa perspectiva coletiva e das necessidades de saúde.

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Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Leonello, V. M., & Oliveira, M. A. de C. (2007). Construindo competências para ação educativa da enfermeira na atenção básica. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 41(spe), 847-852. https://doi.org/10.1590/S0080-62342007000500019