Construindo competências para ação educativa da enfermeira na atenção básica
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62342007000500019Palavras-chave:
Educação em enfermagem, Educação baseada em competências, Competência profissional, Cuidados de enfermagemResumo
Trata-se de um estudo qualitativo com o objetivo de descrever a metodologia do processo de construção coletiva de um perfil de competências para a ação educativa da enfermeira. A categoria conceitual utilizada foi a competência, ancorada nas concepções de trabalho em saúde e saber operante. Foram coletados discursos de docentes e estudantes do curso de bacharelado em enfermagem da EEUSP; enfermeiras, gestores e usuários dos serviços de saúde vinculados à Universidade de São Paulo, analisados com a técnica de análise de discurso. Houve similaridades em relação a conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desenvolvimento de práticas educativas mais dialógicas e participativas. Foi possível a construção de um perfil de competências para a ação educativa da enfermeira, numa perspectiva coletiva e das necessidades de saúde.Downloads
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Publicado
2007-12-01
Edição
Seção
Artigo Original
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Como Citar
Leonello, V. M., & Oliveira, M. A. de C. (2007). Construindo competências para ação educativa da enfermeira na atenção básica. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 41(spe), 847-852. https://doi.org/10.1590/S0080-62342007000500019