Software CMAP TOOLS® para a construção de mapas conceituais: a avaliação dos estudantes de enfermagem

Autores

  • Paula Barreto Ferreira Universidade Federal de São Paulo; Escola Paulista de Enfermagem
  • Cibelli Rizzo Cohrs Universidade Federal de São Paulo; Escola Paulista de Enfermagem
  • Edvane Birelo Lopes De Domenico Universidade Federal de São Paulo; Escola Paulista de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000400026

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Tecnologia educacional, Mapas, Software

Resumo

O mapeamento conceitual (MC) é uma estratégia de ensino que pode ser utilizada para resoluções de casos clínicos, porém de trabalhosa execução manuscrita. O estudo teve por objetivos descrever os desafios e as contribuições do software Cmap Tools® para a construção de mapas conceituais para resolução de caso clínico. Para isso, utilizou-se método descritivo, qualitativo, com estudantes da 3ª série de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. A estratégia de ensino foi aplicada e os dados foram coletados pela técnica do grupo focal. Os resultados evidenciaram que o software facilita e garante a organização, visualização e correlação dos dados, porém com dificuldades iniciais relacionadas ao manejo das ferramentas que dispõe. Concluiu-se que o software Cmap Tools® favoreceu a construção dos MC por seus recursos de formatação e autoformatação e que estratégias de orientação deveriam ser implantadas para a fase inicial de utilização.

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Publicado

2012-08-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Ferreira, P. B., Cohrs, C. R., & De Domenico, E. B. L. (2012). Software CMAP TOOLS® para a construção de mapas conceituais: a avaliação dos estudantes de enfermagem. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 46(4), 967-972. https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000400026