Confirmação de presença de usuário à cirurgia eletiva por telefone como estratégia para reduzir absenteísmo

Autores

  • Marla Andréia Garcia de Avila Universidade Estadual Paulista; Faculdade de Medicina de Botucatu; Centro Cirúrgico e Recuperação Anestésica do Hospital das Clínicas
  • Silvia Cristina Mangini Bocchi Universidade Estadual Paulista; Faculdade de Medicina de Botucatu; Departamento de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342013000100024

Palavras-chave:

Cirurgia geral, Absenteísmo, Telefone, Avaliação, Enfermagem de centro cirúrgico

Resumo

O presente trabalho trata-se de pesquisa quase experimental para avaliar o impacto na redução do absenteísmo de usuários agendados para cirurgia eletiva, quando submetidos à confirmação de presença por telefone. O estudo foi conduzido no Centro Cirúrgico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, durante trinta dias, perfazendo 89 usuários. Os resultados indicaram a efetividade da intervenção, que reduziu o absenteísmo em 30%. Recomenda-se sua implementação na antevéspera da cirurgia, possibilitando novas tentativas para encontrar o usuário no domicílio e convocação de outro. A criação de um núcleo de atendimento poderia constituir um canal de comunicação entre instituição e usuário, permitindo a confirmação da presença da pessoa e a oportunidade de sanar dúvidas sobre o tratamento e comunicar eventuais impedimentos à cirurgia. O núcleo demandaria um profissional com habilidade e conhecimento do serviço, uma vez que os usuários requerem orientações sobre o tratamento durante o contato telefônico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2013-02-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Avila, M. A. G. de, & Bocchi, S. C. M. (2013). Confirmação de presença de usuário à cirurgia eletiva por telefone como estratégia para reduzir absenteísmo . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 47(1), 193-197. https://doi.org/10.1590/S0080-62342013000100024