Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62342013000100028Palavras-chave:
Educação em enfermagem, Capacitação profissional, Formação de recursos humanosResumo
O presente estudo propõe analisar as projeções e expectativas dos ingressantes em um curso de formação docente, que visa superar a fragmentação disciplinar e criar maior aproximação com o mundo do trabalho. Trata-se de estudo qualitativo realizado a partir de entrevistas com 33 ingressantes do curso. Para a análise dos dados, pautou-se na técnica de análise de conteúdo, modalidade temática. Os resultados do estudo permitiram elencar as seguintes categorias temáticas: possibilidade de ensinar-aprender; necessidade de capacitação pedagógica e de constante busca de aprendizagem; possibilidade de mudança da realidade. Conclui-se que os ingressantes vislumbram a transformação da realidade social na qual estão inseridos, considerando a necessidade de aquisição de novas habilidades e competências profissionais, com intuito de exercer eficazmente o trabalho e ocupar um espaço competitivo no mercado.Downloads
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Publicado
2013-02-01
Edição
Seção
Artigo Original
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Como Citar
Marin, M. J. S., Tonhom, S. F. da R., Michelone, A. P. C., Higa, E. de F. R., Bernardo, M. do C. M., & Tavares, C. M. de M. (2013). Projeções e expectativas de ingressantes no curso de formação docente em educação profissional técnica na saúde . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 47(1), 221-228. https://doi.org/10.1590/S0080-62342013000100028