PERCEBENDO OS BENEFÍCIOS E DIFICULDADES DA ADOÇÃO DA GESTÃO DE SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Edimara Mezzomo Luciano Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Maurício Gregianin Testa Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Carlos Eduardo Barbosa de Azevedo Bragan Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.49869

Palavras-chave:

Gestão de Serviços de TI, Governança de TI, ITIL.

Resumo

O aumento da importância da TI para as organizações tem demandado a adoção de práticas eficientes de gestão dos ambientes de TI que visem orientar os gestores a direcionar seus esforços para a gestão dos serviços e da tecnologia envolvidos. Nesse contexto,  o objetivo deste estudo é destacar, por meio da percepção dos atores envolvidos no processo, os benefícios e dificuldades na adoção da gestão de serviços de TI. Metodologicamente, este estudo constitui uma survey, aplicada a 96 respondentes. Técnicas de estatística descritiva foram utilizadas nas respostas às questões fechadas, enquanto uma análise de conteúdo foi utilizada nas respostas às questões abertas. Percebeu-se que ainda não existe uma visão clara sobre os benefícios da Gestão de Serviços de TI (GSTI), especialmente sobre aqueles que trazem um retorno indireto ou ainda pouco definido. Foram analisados igualmente as  dificuldades identificadas na adoção dessas práticas e os fatores que apresentaram maior relevância, bem como as competências necessárias ao processo. Predominaram aspectos vinculados a visões e posturas inadequadas, ao planejamento, à organização e mudança, somados à motivação e ao comprometimento das equipes de TI. Os resultados comprovam que a percepção de benefícios da adoção de GSTI ainda é superficial, o que compromete, consequentemente, a adoção de práticas de Governança de TI.

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Biografia do Autor

  • Edimara Mezzomo Luciano, Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS)

    Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUCRS (PPGAd/PUCRS)−Porto Alegre-RGS, Brasil

    Doutora em Administração pelo PPGA/UFRGS

  • Maurício Gregianin Testa, Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS)

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd) da PUCRS e Diretor do Centro de Educação Continuada (EDUCON) da PUCRS−Porto Alegre-RGS, Brasil

    Doutor em Administração pela UFRGS, com doutorado-sanduíche na Universidade de Grenoble -França.

  • Carlos Eduardo Barbosa de Azevedo Bragan, Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS)

    Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da PUCRS (PPGAd/PUCRS)−Porto Alegre-RGS, Brasil

    Analista de Planejamento do Grupo RBS

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Edição

Seção

Tecnologia da Informação

Como Citar

PERCEBENDO OS BENEFÍCIOS E DIFICULDADES DA ADOÇÃO DA GESTÃO DE SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. (2013). REGE Revista De Gestão, 19(1). https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.49869