Engajamento do Consumidor: Revisão Teórica do Conceito e seus Antecedentes

Autores

  • Guilherme dos Santos Marra
  • Claudio Damacena

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2013.98807

Palavras-chave:

Marketing, Engajamento, Cliente, Consumidor, Antecedentes, Determinantes, Relacionamento

Resumo

O comportamento do consumidor vem se modificando nas últimas décadas, principalmente no que diz respeito à sua influência sobre as organizações. Gestores e pesquisadores reconhecem as mudanças no relacionamento entre empresa e consumidores e um dos fatores que contribuem para esse processo: o engajamento. Na última década, esse tema foi inserido em algumas disciplinas, inclusive no campo de estudos do marketing, centrado no relacionamento engajado entre a empresa e o cliente/consumidor. Neste estudo foi possível perceber a evolução desse conceito, apesar de algumas indefinições em relação ao constructo. O objetivo deste estudo foi elaborar uma revisão teórica do assunto, de forma que um conceito integrador e os fatores determinantes para o desenvolvimento do engajamento do cliente/consumidor fossem claramente identificados. As definições e modelos conceituais elaborados por Vivek (2009), van Doorn et al. (2010), Brodie et al. (2011) e Hollebeek (2011a) foram as principais contribuições em relação ao engajamento. A partir desses estudos lançou-se um olhar crítico e integrador sobre os principais conceitos relativos ao tema e seus antecedentes.

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Biografia do Autor

  • Guilherme dos Santos Marra

    Mestre em Administração e Negócios pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia da Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Porto Alegre-RS, Brasil. Bacharel emComunicação Social pela ESPM-Sul.

  • Claudio Damacena

    Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Porto Alegre-RS, Brasil. Doutor em Administração pela Universidade de Córdoba (Espanha). Pós-Graduado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do
    Rio Grande do Sul. Especialista em Administração Financeira e Marketing pela UNISINOS. Bacharel em Economia pela UNISINOS.

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Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Engajamento do Consumidor: Revisão Teórica do Conceito e seus Antecedentes. (2013). REGE Revista De Gestão, 20(2), 233-249. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2013.98807