ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DE CLUSTERS DE NEGÓCIOS DE VAREJO: AJUSTE DE MÉTRICAS ATRAVÉS DE UMA APLICAÇÃO NO CLUSTER VAREJISTA DE MODA DO BOM RETIRO
Keywords:
Clusters de negócios, Competitividade, VarejoAbstract
Encontram-se na literatura vários modelos que analisam cluster de negócios sob diferentes perspectivas. Este trabalho busca aprimorar um modelo desenvolvido para analisar a competitividade de clusters. Tem como objetivo ajustar operacionalmente métricas desenvolvidas para o modelo Zaccarelli, Telles, Siqueira, Boaventura e Donaire (2008) aplicado a clusters varejistas. Como decorrência, teve como objetivo secundário avaliar por meio da aplicac¸ão das métricas desenvolvidas a competitividade do cluster varejista de moda do Bom Retiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva de estudo de caso único. Para fazer a aplicac¸ão das métricas foram coletados dados primários (questionários) e secundários (análise documental e banco de dados coletado em Jucesp Online). A pesquisa contribuiu para a transformac¸ão do modelo em todos os 11 fundamentos, algumas das métricas foram completamente alteradas e outras parcialmente. Os resultados indicam a plena operacionalizac¸ão das novas métricas e essa aplicac¸ão sugere que o aglomerado de empresassituadas no Bom Retiro tem as características necessárias para ser classificado como um cluster em estágio desenvolvido de competitividade.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-05-23
Issue
Section
Produção e Operações
How to Cite
ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DE CLUSTERS DE NEGÓCIOS DE VAREJO: AJUSTE DE MÉTRICAS ATRAVÉS DE UMA APLICAÇÃO NO CLUSTER VAREJISTA DE MODA DO BOM RETIRO. (2017). REGE Revista De Gestão, 24(2), 122-133. https://www.revistas.usp.br/rege/article/view/132975