MODELO DE INOVAÇÃO NO ENSINO E EM PRÁTICAS DE SIMULAÇÃO TRIBUTÁRIA E ANÁLISE ECONÔMICA E FINANCEIRA EM EMPRESAS
DOI:
https://doi.org/10.5700/573Palavras-chave:
Processos Gerenciais, Software, Políticas Tributárias, Ensino-aprendizagem.Resumo
A complexidade do mundo dos negócios exige dos profissionais responsáveis pela área financeira o desenvolvimento de uma visão integrada das organizações e de seu mundo externo. Na formação acadêmica desses profissionais, um dos maiores desafios é, certamente, a abordagem multidisciplinar que a área suscita. Dessa forma, este estudo propôs investigar até que ponto a junção do conteúdo teórico e prático das disciplinas da área contábil-financeira em um sistema integrado e informatizado de simulação financeira e tributária pode contribuir para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem. Como resultado disso, foi desenvolvido um software que incorporou aspectos inovadores, como a análise dos impactos das políticas públicas em diferentes modalidades tributárias (Simples, Lucro Real e Lucro Presumido), integrando a área administrativa com a área contábil. O software foi apresentado a três grupos de usuários − totalizando 75 participantes entre estudantes, professores e profissionais da área contábil-financeira, que avaliaram o sistema por meio dos constructos de Inovação, Sinergia, Decisão, Usabilidade e Planejamento −, obtendo avaliação positiva por todas as categorias participantes. A principal contribuição deste estudo reside na simulação de resultados em processos de gestão e de ensino para a compreensão dos potenciais efeitos das políticas tributárias sobre os segmentos empresariais, raramente retratados de maneira formal nos estudos sobre o tema.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2024-02-19
Edição
Seção
Ensino em Administração
Como Citar
MODELO DE INOVAÇÃO NO ENSINO E EM PRÁTICAS DE SIMULAÇÃO TRIBUTÁRIA E ANÁLISE ECONÔMICA E FINANCEIRA EM EMPRESAS. (2024). REGE Revista De Gestão, 22(4), 473-492. https://doi.org/10.5700/573