MODELO DE INOVAÇÃO NO ENSINO E EM PRÁTICAS DE SIMULAÇÃO TRIBUTÁRIA E ANÁLISE ECONÔMICA E FINANCEIRA EM EMPRESAS

Autores

  • Lícia Félix de Andrade Ramalho Universidade Federal de Viçosa
  • Luiz Antônio Abrantes Universidade Federal de Viçosa
  • Marco Aurélio v Ferreira Universidade Federal de Viçosa
  • Benício José Ramalho Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5700/573

Palavras-chave:

Processos Gerenciais, Software, Políticas Tributárias, Ensino-aprendizagem.

Resumo

A complexidade do mundo dos negócios exige dos profissionais responsáveis pela área financeira o desenvolvimento de uma visão integrada das organizações e de seu mundo externo. Na formação acadêmica desses profissionais, um dos maiores desafios é, certamente, a abordagem multidisciplinar que a área suscita. Dessa forma, este estudo propôs investigar até que ponto a junção do conteúdo teórico e prático das disciplinas da área contábil-financeira em um sistema integrado e informatizado de simulação financeira e tributária pode contribuir para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem. Como resultado disso, foi desenvolvido um software que incorporou aspectos inovadores, como a análise dos impactos das políticas públicas em diferentes modalidades tributárias (Simples, Lucro Real e Lucro Presumido), integrando a área administrativa com a área contábil. O software foi apresentado a três grupos de usuários − totalizando 75 participantes entre estudantes, professores e profissionais da área contábil-financeira, que avaliaram o sistema por meio dos constructos de Inovação, Sinergia, Decisão, Usabilidade e Planejamento −, obtendo avaliação positiva por todas as categorias participantes. A principal contribuição deste estudo reside na simulação de resultados em processos de gestão e de ensino para a compreensão dos potenciais efeitos das políticas tributárias sobre os segmentos empresariais, raramente retratados de maneira formal nos estudos sobre o tema.

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Biografia do Autor

  • Lícia Félix de Andrade Ramalho, Universidade Federal de Viçosa
    Analista de Tecnologia da Informação - Universidade Federal de Viçosa ̶Viçosa-MG, Brasil Mestrado em Administração - Programa de Pós-Graduação em Administração - UFV
  • Luiz Antônio Abrantes, Universidade Federal de Viçosa
    Professor Associado do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa –Viçosa-MG, Brasil Programa de Pós-Graduação em Administração Doutor em Administração - Universidade Federal de Lavras - MG
  • Marco Aurélio v Ferreira, Universidade Federal de Viçosa
    Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFV ̶Viçosa-MG, Brasil Pós-Doutor em Administração Pública pela Rutgers University ̶The State University of New Jersey, USA Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa -UFV
  • Benício José Ramalho, Universidade Federal de Viçosa
    Analista de Tecnologia da Informação na Universidade Federal de Viçosa –Viçosa-MG, Brasil Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

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Publicado

2024-02-19

Edição

Seção

Ensino em Administração

Como Citar

MODELO DE INOVAÇÃO NO ENSINO E EM PRÁTICAS DE SIMULAÇÃO TRIBUTÁRIA E ANÁLISE ECONÔMICA E FINANCEIRA EM EMPRESAS. (2024). REGE Revista De Gestão, 22(4), 473-492. https://doi.org/10.5700/573