Pesquisa social e a valorização da abordagem qualitativa no curso de administração: a quebra dos paradigmas científicos

Autores

  • Rubens de França Teixeira Universidade Norte do Paraná
  • Maria Eliza Corrêa Pacheco Pontifícia Universidade Católica

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2005.36510

Palavras-chave:

Paradigmas do conhecimento, pesquisa qualitativa e quantitativa em Administração

Resumo

Este artigo propõe-se discutir a relação entre os paradigmas científicos e as dificuldades mais freqüentes enfrentadas pelos pesquisadores sociais quando da escolha do emprego da metodologia e das técnicas da pesquisa quantitativa e qualitativa. Para contextualizar a reflexão em torno da ciência e de seu modelo explicativo, enfatizaram-se as profundas modificações sofridas pelo modelo da racionalidade que preside a ciência moderna e as manifestações dos paradigmas emergentes, levando-se em conta o reflexo dessa transição nos conhecimentos e nas pesquisas em Administração.

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Publicado

2005-03-01

Edição

Seção

Ensino em Administração

Como Citar

Pesquisa social e a valorização da abordagem qualitativa no curso de administração: a quebra dos paradigmas científicos . (2005). REGE Revista De Gestão, 12(1), 55-68. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2005.36510