Mudança organizacional, aprendizagem e estresse: um estudo de caso numa IES
DOI:
https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2007.36607Palavras-chave:
Mudança, Aprendizagem Organizacional, Estresse, DocentesResumo
O presente trabalho procura identificar as relações entre a mudança organizacional do sistema seriado para o modular, a percepção de estresse e as atitudes de aprendizagem de docentes em uma IES que oferece cursos de Administração, Economia e Ciências Contábeis (extensão, aperfeiçoamento, especialização, mestrado, doutorado e MBAs). Os elementos de análise deste trabalho referem-se a Mudança, Aprendizagem Organizacional e Estresse. A IES pesquisada atua em Curitiba há mais de 40 anos. O processo de mudança é caracterizado a partir de fatores que são percebidos como fontes de pressão pelos professores que atuam no novo sistema, buscando-se identificar a relação desses fatores com o desencadeamento do estresse e as atitudes de aprendizagem individual e organizacional apresentadas. Para o estudo de caso foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas e dois questionários, um aberto e outro fechado. Para análise dos dados foram utilizados os métodos quantitativo e qualitativo. Conclui-se que a aprendizagem é tanto essencial para a assimilação do processo de mudança organizacional como geradora de estresse.Downloads
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Publicado
2007-09-01
Edição
Seção
Recursos Humanos
Como Citar
Mudança organizacional, aprendizagem e estresse: um estudo de caso numa IES . (2007). REGE Revista De Gestão, 14(3), 91-106. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2007.36607