Comunidades de Prática: Criação e Compartilhamento do Conhecimento

Autores

  • Kaytson Hartung
  • Mirian Oliveira Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2013.98694

Palavras-chave:

Comunidades de Prática, Criação do Conhecimento, Compartilhamento do Conhecimento

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as estratégias adotadas pelas Comunidades de Prática (CoP) para criar e compartilhar o conhecimento. O método utilizado foi o estudo de caso múltiplo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, análise de documentos e observação. As estratégias adotadas pelas CoPs são predominantemente focadas no compartilhamento do conhecimento e não na criação de conhecimento, o que pode influenciar diretamente na capacidade da empresa de inovar com base nas CoPs. Nas CoPs analisadas, a falta de suporte da empresa às CoPs e a motivação predominantemente individual dos participantes são potenciais razões para a ênfase dada ao compartilhamento do conhecimento e não à criação de conhecimento. Com base na análise das CoPs, identificou-se que: o suporte da empresa influencia na ênfase, pela CoP, na criação ou no compartilhamento do conhecimento; o suporte da empresa influencia no tipo das atividades desenvolvidas pela CoP e nos fatores que motivam os funcionários a participar delas; a motivação dos participantes influencia no foco pela CoP, em criar ou compartilhar conhecimento; as atividades da CoP bem como a confiança entre os membros da CoP influenciam no foco na criação ou no compartilhamento do conhecimento.

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Biografia do Autor

  • Kaytson Hartung
    Mestre pela Escola de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) – Porto Alegre-RS, Brasil Consultor de desenvolvimento de software da Dell Computadores do Brasil
  • Mirian Oliveira Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
    Professora e pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) – Porto Alegre-RS, Brasil Doutora pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do
    Sul (UFRGS)

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Publicado

2013-09-02

Edição

Seção

Tecnologia da Informação

Como Citar

Comunidades de Prática: Criação e Compartilhamento do Conhecimento. (2013). REGE Revista De Gestão, 20(3), 407-422. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2013.98694