INDEXADORES
REDES SOCIAIS
ORIENTAÇÕES
TITULAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA DOS AUTORES (E COAUTORES), PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS:
DOUTORADO EM ANDAMENTO
No ato da submissão, os autores deverão preencher a declaração de Conformidade com a Ciência Aberta . Link abaixo:
Após preenchido, o formulário acima deverá ser enviado para o e-mail: revistahistoria@usp.br (ou ser anexado no Portal - onde anexou o artigo)
Ao submeter seu texto, leia atentamente as Diretrizes Editoriais. Se você possui cadastro e está logado no sistema, CLIQUE AQUI para iniciar o processo de submissão, levando em conta as seguintes etapas e suas especificidades:
ACESSANDO A SUBMISSÃO
No Painel de Controle, acesse a Revista de História. Através do menu Submissões é possível acessar todas as relações do usuário com o periódico, bem como iniciar uma Nova Submissão, cujo processo está descrito no passo-a-passo a seguir. Recomendamos novamente a leitura atenta em todas as etapas do processo.
- Em Idioma da Submissão, selecione o idioma no qual a submissão está escrita;
- Selecione, entre Artigos e Resenhas, a Seção correspondente à sua submissão;
- Leia atentamente os Requisitos para Submissão de Manuscritos; todos os requisitos devem ser selecionados antes da próxima etapa;
- Caso haja algum comentário pertinente à submissão, escreva-o na área para Comentários para o Editor;
- Para prosseguir, clique na última caixa de seleção, concordando com a coleta e armazenamento de dados de acordo com a política de privacidade, e clique em Salvar e Continuar;
- Um frame pop-up surgirá para envio dos arquivos da submissão sempre que o usuário retornar à Etapa 2 ou clicar em Enviar Arquivo.
- Para enviar o texto principal da submissão, na primeira aba do pop-up, Enviar Submissão, selecione “Texto do artigo” em Componentes do artigo.
- Arraste o arquivo principal da submissão (em formato .doc ou .docx) até a nova área que surgir abaixo da seleção, ou clique em Enviar Arquivo para abrir uma janela do sistema e procurar o arquivo em seu computador;
- Caso seja necessário alterar o arquivo, clique em Alterar o arquivo e procure o arquivo correto em seu computador;
- Para prosseguir, clique em Continuar;
- A segunda aba do pop-up, Metadados, é reservada para os metadados de arquivos adicionais. O arquivo principal terá os metadados inseridos na Etapa 3, DADOS DA SUBMISSÃO; para quaisquer outros tipos de arquivo suplementar, insira, nos idiomas requisitados, os metadados do arquivo submetido. Ao terminar de inserir as informações, clique em Continuar;
- Na terceira aba do pop-up, Finalização, a mensagem “Arquivo Adicionado” aparecerá caso nenhum problema ocorra no envio do arquivo. Caso ainda houver outros arquivos a serem adicionados, como imagens anexas, etc., clique em Enviar um Novo Arquivo e repita os passos da Etapa 2. Caso contrário, clique em Concluir. O frame pop-up fechará; clique em Salvar e Continuar e siga para a próxima etapa.
- Preencha todos os dados de sua submissão, inserindo as traduções em todos os campos que contiverem o símbolo 🌎.
- Caso seja necessário, indique a coautoria clicando em Inserir Coautor e preenchendo todas as informações requeridas (titulação mínima: doutorado em andamento).
- Antes de finalizar sua submissão, confira todas as informações inseridas;
- Após a conferência, clique em Finalizar Submissão na etapa Confirmação. Um e-mail deve ser enviado em seu e-mail de cadastro confirmando sua submissão.
SUBMETENDO SEU TEXTO
Atente ao caráter dos textos submetidos:
ORIGINALIDADE
o texto apresenta contribuições originais ao tema proposto;
INEDITISMO
o texto não pode ter sido publicado antes em outras instâncias (exceto na plataforma Scielo preprint);
EXCLUSIVIDADE
o texto não foi encaminhado simultaneamente a outros periódicos e livros, do país ou do exterior.
Atente às questões administrativas:
Sobre a submissão:
ADEQUAÇÃO DO PERFIL
Títulação mínima exigida dos autores (e coautores) para submissão de Artigos: Doutorado em Andamento.
Incluir endereço ORCID (dos autores)
Breve biografia: a partir do formato "[TITULAÇÃO] em [ÁREA] na [INSTITUIÇÃO]. [CARGO] do [DEPARTAMENTO] na [INSTITUIÇÃO]. Pesquisa orientada por [NOME DO ORIENTADOR]"
Ex.: "Pós-doutorada em História Contemporânea pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Professora Titular de História Contemporânea no Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. Pesquisa orientada por..."
METADADOS DA SUBMISSÃO
Na Etapa 3 da submissão, inclua os dados do artigo em Português e em Inglês:
Insira 5 palavras-chave representativas do campo de estudo, para facilitar as buscas algorítmicas. Indique também as balizas cronológicas no título do artigo
No resumo/abstract (até 10 linhas) espera-se objetividade na descrição do objeto, a explicitação da documentação investigada e contextualização historiográfica.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Formato: .doc | .docx
Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5
Tamanho: 30.000 a 80.000 caracteres com espaço
Resumos: até 10 linhas
Bibliografia: Completa, ao final do artigo (nomes dos autores sem abreviações)
Página inicial: Título em Português, Resumo, 5 Palavras-chave;
Título em inglês, Abstract, 5 keywords
Tamanho: 5.000 a 25.000 caracteres com espaço
Página inicial: Título da resenha; Referência completa da obra resenhada
Sobre os livros resenhados:
CITAÇÕES
até 3 linhas: entre aspas, no corpo do texto
maiores de 3 linhas: destacadas em Times New Roman, tamanho 11, espaçamento 1.0,
sem aspas, recuo à esquerda (1,25cm);
intervenções: colocadas em colchetes, ex.: [Intervenção]
omissões: marcadas por reticências, entre parênteses, ex.: (...)
referências: logo após a citação, no texto ou em rodapé.
Por exemplo: (BLOCH, 1993 [1924], p. 278)
Obs.: sempre incluir o ano da 1ª edição
grifo do autor: indicado em itálico
ATENÇÃO AO FORMATO DAS REFERÊNCIAS:
INCORRETO:
[...]i
---------------------------------------------------
i BLOCH, Marc. Os reis Taumaturgos. Estudo sobre o caráter sobrenatural do poder régio na França e na Inglaterra. São Paulo: Companhia das Letras, 1993, p. 278
CORRETO
[...] BLOCH, 1993 [1924], p. 278.
Obs.: sempre incluir o ano da 1ª edição
TABELAS
Devem ser inseridas no corpo do texto.
Não devem ser inseridas como anexos no fim do documento.
IMAGENS
Devem ser inseridas no corpo do texto.
Acima da imagem inserir o nome da mesma.
Abaixo da imagem inserir as informações detalhadas da mesma.
As imagens devem ser incluídas como Outros na Etapa 2 da submissão (com resolução de 300dpi e nos formatos .jpg ou .tiff).
Não devem ser inseridas, como anexos, no final do documento.
TERMOS EM OUTRO IDIOMA
Devem ser grafados em itálico.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (no final do artigo)
Listas distintas para Referências Bibliográficas e Fontes
----------------------------------------------------------------------------------------
Para livros, dissertações, teses, artigos e similares
SOBRENOME, Nome. Título da obra ou livro completo em itálico: subtítulo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano [ano da 1ª edição], p.
SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: SOBRENOME, Nome (ed.; org.; coord.; etc.); ou Idem. Título e subtítulo em itálico. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano [ano da 1ª edição], p.
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, vol., fasc., ano, p. Disponível em: <http://www...>. Acesso em: dd/mm/aaaa. Doi: http://...
SOBRENOME, Nome. Título do artigo ou matéria. Jornal em itálico, Cidade, dd/mm/aaaa, caderno, p.
SOBRENOME, Nome. Título do trabalho apresentado. In: NOME DO EVENTO, número, ano, local. Resumos, Anais, Atas, Proceedings em itálico. Cidade: Editora, ano, p.
SOBRENOME, Nome. Título completo da tese/dissertação em itálico. Tese de doutorado/dissertação de mestrado, área, departamento/instituto, universidade, ano.
NOME DO EVENTO, número, ano, local.
Para fontes manuscritas e documentos impressos
Autor. Tipo de documento. Data. Informações descritivas seguidas de vírgula. Informações de localização arquivística, sigla do manuscrito, instituição depositária, seguidas de vírgula.
Para materiais iconográficos
Autor. Título em itálico. Data. Suporte (pintura, gravura, fotografia etc.), demais informações seguidas por vírgula.
Para materiais cartográficos
Autor. Título em itálico. Local: editora, ano. Designação específica (1 atlas, mapa, fotografia aérea). Escala. Demais informações seguidas de vírgula.
Para materiais sonoros
Compositor ou intérprete. Título em itálico. Local: gravadora (ou equivalente), data. Suporte, demais informações seguidas por vírgula.
Para partituras
Autor. Título em itálico. Local: editora, data. Designação específica (1, 2, 3 partitura). Instrumento a que se destina. Demais informações seguidas de vírgula.
Para documentos tridimensionais
Autor. Título em itálico. Data. Especificação do objeto (escultura, fósseis, objetos etc.): características do objeto (material, dimensões, descrição etc.). Local onde se encontra (Museu, Arquivo, Coleção particular etc.)
Para Patentes
Entidade e/ou autor responsável. Título em itálico. Número da patente, data (do período de registro).
Para materiais constantes na Internet
Utilizar as mesmas normas acima para cada tipo de material, acrescentando, ao final da referência, as seguintes expressões e dados: Disponível em: <http://> e Acesso em: dd/mm/aaaa.
Em caso de artigos que possuam DOI, informar, de acordo com o exemplo abaixo:
FREITAS, Gustavo de. A Companhia Geral do Comércio do Brasil (1649-1720). In: Revista de História, São Paulo, v. 2, n. 6, p. 307-328, junho 1951. ISSN 2316-9141. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/35002>. Acesso em: 27 apr. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v2i6p307-328.
A esta seção submetem-se:
* O envio de traduções deve ser acompanhado do texto original e da autorização do autor para tradução.
Autores que publicam na RH concordam com os seguintes termos:
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.