Hamurabi e o seu código
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1963.122191Palavras-chave:
Hamurabi, código, antiguidadeResumo
INTRODUÇÃO
A dinastia de Hamurabi pertence à segunda grande vaga de expansão dos semitas, oriundos, sem dúvida, do Mar Vermelho e que desde o início do III milênio a. C. invadiram a região situada entre o Eufrates e o Mediterrâneo. Ésses invasores são os amorritas (os amorreus da Bíblia), cujo nome acabou por designar desde Sargão de Acade o país, os habitantes e o deus da zona compreendida entre o Orontes e o Tigre, ou seja a Síria e a Mesopotâmia. Essa migração dos amoritas além do Eufrates foi também em parte determinada pelos imensos deslocamentos de populações na Eurásia no fim do III milênio a. C. A progressão semita rumo ao Leste atingiu o Irão, desceu o Eufrates e depois o Tigre. Textos cuneiformes indi-cam a presença dêsses semitas nessa região desde longa data.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).