Ocupação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v0i4p123-137

Palavras-chave:

Fotografia contemporânea, Fotografia e ficção, Narrativas visuais, Solstício de verão, Noite de São João, Barcelona

Resumo

Uma cidade constitui-se como um território em expansão cujas partes se entrelaçam por inúmeras camadas, veredas e uma multiplicidade de relações entre os corpos que a percorrem, a ocupam e a reconfiguram. Com todo este movimento, as ruas se mostram como vias que permitem transitar no tempo e reunir elementos culturais de diferentes origens e circunstâncias. Isso pode se manifestar com a realização de festas populares cujas tradições são passadas através de gerações. Em Barcelona, no solstício de verão, por exemplo, costuma se celebrar a noite de São João. As ruas tornam-se palco de encontros improváveis: ritos e condutas que exploram múltiplas direções de espaço e de tempo.  O presente ensaio[1] mostra uma narrativa visual sobre a ocupação deste território: um jogo de inúmeras potencialidades documentais e ficcionais da imagem fotográfica.

[...] dizem que é possível encontrar mais do que se pode ver nos ritos realizados. Ao anoitecer, algo estranho ocupa as ruas da cidade e manifesta uma misteriosa sonoridade. O aventurar-se por essas ruas durante essas celebrações, revela-se um jogo de potenciais caminhos, encontros, desvios, camadas, misturas e combinações. (GUEDES, 2017, p. 18).


[1] Este ensaio reúne imagens que foram apresentadas em festivais e exposições. Uma das imagens, por exemplo, foi escolhida na Convocatória do Festival de Fotografia de Tiradentes 2017 para compor a Exposição Coletiva “Ficções: a fotografia além do real. Algumas dessas imagens também foram publicadas no catálogo da exposição Arte e Linguagens Contemporâneas realizada no Museu de Imagem e Som (GUEDES, 2017).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ângelo Dimitre Gomes Guedes, Universidade Nove de Julho

    Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor no Programa de Design, Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-03-21