PRORROGADO PARA 21 DE MARÇO DE 2023 PRAZO PARA SUBMISSÕES ARA 14
ATENÇÃO AUTORES !!!
PRORROGADO O PRAZO PARA SUBMISSÃO até 21 DE MARÇO DE 2023 .
Saiba mais sobre PRORROGADO PARA 21 DE MARÇO DE 2023 PRAZO PARA SUBMISSÕES ARA 14CONFIRA ABAIXO AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REVISTA ARA
ATENÇÃO AUTORES !!!
PRORROGADO O PRAZO PARA SUBMISSÃO até 21 DE MARÇO DE 2023 .
Saiba mais Saiba mais sobre PRORROGADO PARA 21 DE MARÇO DE 2023 PRAZO PARA SUBMISSÕES ARA 14Está no ar a edição ARA 13!
Confira a chamada aberta para edição ARA 14 , por Adrienne Firmo :
[...] Brilhar um brilho eterno, Gente é para brilhar [...]"
Saiba mais Saiba mais sobre Publicada Revista ARA 13O Museu da Cidade, na Chácara Horácio Lane, apresenta Exposição sobre Viaduto do Chá. curadoria de Ana Paula Nascimento.
Estão abertas até dia 16 de novembro de 2022 as submissões para a Revista ARA 13, cujo tema é: Tensão e Contensão, com texto de apresentação da Profa. Dra. Regina Lara Silveira Mello.
Divulguem e participem.
Leiam a apresentação abaixo.
A Revista ARA tem o orgulho e o prazer de anunciar a publicação de seu mais novo número, ARA 12 YMÃ, com a significativa contribuição de todos.
Trata-se do tema "Arte: outros modos de produção e recepção?".
Por favor se puderem ajudar a divulgar será excelente
Att,
Revista ARA FAU USP
Aguardem!!!
Em breve publicaremos a chamada da ARA 13, com texto elaborado pela Profa. Dra. Regina Lara Silveira Mello.
Esclarecemos o andamento:
A Revista ARA FAU USP, após receber as Submissões, realiza um extenso trabalho para garantir o mérito e o indispensável ineditismo, assim, evitar plágio ou autoplágio, como antes se explicou, na Notícia 19.
A função acima objetiva incentivar a produção de conhecimento, pois entende-se que a autoria das pesquisas amadurece ante novas pesquisas e reflexão sobre questões levantadas pelos membros na arguição, sendo capaz de aprimorar o texto defendido.
Uma vez finalizada esta etapa, reúnem-se os componentes do Conselho Editorial composto por notórios professores atuantes nas áreas, externos e internos à USP, para aferir quem poderia emitir parecer, em período entre uma semana e 15 dias, já então, sem que se identifique a autoria, método denominado duplo-cego. Em caso de desacordo, dificuldade ou demora, entre pareceristas, se envia sucessivamente para outra avaliação.
Busca-se observar o afastamento ético e evitar apreciação por proximidade, seja com resultado positivo, ou mesmo, negativo. Em todas as circunstâncias, solicita-se ao parecerista, para formular sugestões, voltadas a colaborar para o aperfeiçoamento do conteúdo enviado.
Seguem então para que cada autor analise e ajuste o solicitado, em especial, em aspectos confluentes remetidos, pelos pareceristas, a par das Normas da Revista ARA. Todo esse caminho, iniciado pelo envio de Submissão, se constitui indispensável e, aos autores, reiteramos agradecimentos, antes formulados.
Com tantos envolvidos, na efetivação de cada um dos doze números, os editores agradecem enfaticamente, o trabalho feito pelo conjunto de especialistas e técnicos, a incluir, os da FAU USP e os do Grupo Museu/Patrimônio FAU USP.
Demanda-se trabalho coletivo, dedicação ímpar para concluir e postar as edições, englobando questões, critérios, respeito às diferenças, harmonia e transparência, em todas as etapas desta prática universitária. Grat@s,
Editores da Revista
ARA FAU USP
Saiba mais Saiba mais sobre ETAPAS E ANDAMENTOA equipe da Revista ARA agradece aos autores que submeteram trabalhos para Edição ARA 12.
Saiba mais Saiba mais sobre INFORME ARA 12
Em virtude das novas restrições sanitárias e o início das atividades acadêmicas, a Revista ARA FAUUSP adia o prazo de entrega de submissões.
Saiba mais Saiba mais sobre Adiamento da entrega das submissões Revista ARA FAUUSP no.12 para 21/03/2022Artes: outros modos de produção e recepção?
(...) Tratava-se do pressentimento de que o pensamento humano, mudando de forma, mudaria de modo de expressão; a idéia capital de cada geração não se escreveria mais no mesmo suporte e nem da mesma maneira, e o livro de pedra, tão sólido e tão durável, cederia vez ao livro de papel, ainda mais sólido e mais durável. Assim sendo, a vaga fórmula do arquidiácono escondia um segundo sentido; ela significava que uma arte destronaria outra. O que a frase queria dizer era: a imprensa matará a arquitetura.
Victor Hugo,(1830) 2013, p.189
Na maré de incertezas e inseguranças quanto ao presente e carência de perspectivas para o futuro, reencontramos nas mais diversas linguagens da arte meios de sobreviver, acalmar nossos espíritos, alimentar esperanças e expandir indignação perante infinitude de perversidades. Por meio da música, da literatura, das artes cênicas e do cinema, das produções audiovisuais independentes e documentários, das artes plásticas, gráficas e visuais, somos acalentados ou provocados pela sensibilidade artística.
As artes nos vestem de possíveis sonhos para imaginar o apaziguamento climático, a recomposição dos biomas naturais, o reverdecer dos povos originários e das minorias étnicas, femininas, sociais e políticas em distribuição mais justa do alimento e das condições de vida, para algo mais que a tenaz luta hodierna pela sobrevivência.
Saiba mais Saiba mais sobre Chamada Aberta ARA YMÃ 12 Artes: outros modos de produção e recepção? Data limite 20.02.2022
Confira a edição completa com acesso gratuito Acesse aqui.
É com grande satisfação que apresentamos o número 11 da Revista ARA FAUUSP. Mais uma edição, agora envolta em múltiplos significados devido às circunstâncias insólitas que todos enfrentamos. O fundamento desta empreitada realizar uma revista acadêmica voltada à cultura artística é capturar as sensibilidades possíveis que assomam na realidade presente. Assim, o insólito nos encalça duplamente: a produção prática da edição, submetida às dificuldades das ausências; e o espírito do tempo ... este que parece ter dado um piparote em nossas consciências já bastante aturdidas. A finalização de mais um número da Revista ARA FAUUSP resume a tática de manter posições, cuidar do imediato fortalecendo -o - aguardando novas pistas da conjuntura. E assim, ir "caminha ndo em direção ao caminho inverso", como sugere a chamada para este número, inspirada em Clarice Lispector. Confira editorial completo de Luiz Recaman neste link Saiba mais Saiba mais sobre A Revista ARA 11 Pyau - Outro ato. Em direção ao caminho inverso, está no ar.A equipe da Revista ARA agradece aos autores que submeteram trabalhos para Edição ARA 11.
O Conselho Editorial se reunirá em breve para encaminhar avaliação aos pareceristas.
Retornaremos o contato com autores após devolutivas.
Atenciosamente
Equipe Revista ARA
Saiba mais Saiba mais sobre Agradecimento envios ARA 11
O conselho Editorial da Revista ARA, em função dos ajustes de calendário escolar, ante crise pandêmica, ampliou prazo para 02.agosto de 2021 no aceite de artigos para Edição Revista ARA 11 - “Outro ato: em direção ao caminho inverso”, em diálogo com trecho de Clarice Lispector. Visa convidar para participar de debates culturais, ativos neste momento e em múltiplas formas. Neste início de 2021, promessas e perguntas ocorrem em cena nebulosa. Sobram incertezas, pois respostas a cada instante são alteradas. Certas decisões escancararam ausência de políticas públicas, dissimulação e ocultação de limites. Em nome da ciência, despontam narrativas e teatralizações sobre dados, para convencer de que a situação pandêmica está controlada, em várias mídias. No entanto, a cultura em geral busca espaços, desvios, saídas, para se expressar via telinhas.
Saiba mais Saiba mais sobre NOVO PRAZO para submissão 02.agosto.2021Prezad@s autores
Em função da mudança no Calendário Escolar, ante a crise epidêmica, em breve informaremos nova data de apresentação de Submissões.
Desde já agradecemos a aqueles que remeteram e informo sobre duas possibilidades sobre a entrega:
1. Manter o estudo remetido, após rever e considerá-lo perfeito em: Normas ABNT, ortográfica e gramatical, bem como Exigências ARA e autorização dos detentores de imagem.
2. Retirá-lo do SISTEMA para reenviá-lo na data final, isto ao entender que há tempo dedicado a repensar detalhes para alterar e aprimorar a contribuição.
Com vistas a dirimir dúvidas sugiro, aos que já submeteram nesta ocasião, enviar mensagem sobre qual das duas opções escolheu. Estamos à disposição para esclarecimentos complementares.
Att,
Profa. Dra. Titular
Maria Cecília França Lourenço
Editora do Dossiê GMP
Saiba mais Saiba mais sobre INFORME: nova data para SubmissãoAcesse a edição completa aqui!
Apresento o tema para as submissões da Revista ARA FAU USP 11: "Outro ato: em direção ao caminho inverso", em diálogo com trecho de Clarice Lispector. Visa convidar para participar de debates culturais, ativos neste momento e em múltiplas formas. Neste início de 2021, promessas e perguntas ocorrem em cena nebulosa. Sobram incertezas, pois respostas a cada instante são alteradas. Certas decisões escancararam ausência de políticas públicas, dissimulação e ocultação de limites. Em nome da ciência, despontam narrativas e teatralizações sobre dados, para convencer de que a situação pandêmica está controlada, em várias mídias. No entanto, a cultura em geral busca espaços, desvios, saídas, para se expressar via telinhas.
Saiba mais Saiba mais sobre Chamada aberta para submissões ARA 11 - Outro Ato: em direção ao caminho inverso - Até 10 de junho de 2021Prezad@s autores seguem algumas observações sobre a finalização para postagem da Revista ARA FAU USP. Editores
Saiba mais Saiba mais sobre Demandas FinaisA Equipe da Revista ARA deseja um feliz 2021 e anuncia que em breve lançaremos a Revista ARA 10 e a chamada para a nova edição.
Saiba mais Saiba mais sobre Breve lançamento da Edição ARA 10A Revista ARA amplia o prazo para submissão da Edição ARA 10 , cujo tema é Experiência, Sintoma e Fresta,
para o dia 19 de outubro de 2020. Envie sua contribuição!
Saiba mais Saiba mais sobre Prorrogação do PRAZO para submissão da ARA 10 Experiência, Sintoma, Fresta. Envie até 19 de outubro 2020.
O tema da Revista ARA, em sua 10 edição, nos convida a pensar em três
palavras, sem considerar hierarquia de importância ou significado
entre elas: Experiência, Sintoma e Fresta. Criar, observar, escrever, fotografar
refletindo o tempo presente expandido, considerando o tempo passado e o
tempo futuro. Até 19 de outubro 2020 estaremos recebendo artigos, ensaios, fotos,
desenhos e o que mais surgir para o próximo número, a ser lançado em 2021.
Confirao texto integral da chamada, acesse aqui.
Saiba mais Saiba mais sobre Chamada Aberta ARA YMÃ 10 Experiência Sintoma Fresta, até 19 de outubro 2020Imagem e Deslocamento é o tema das Edições ARA 8 YMÃ outono+ inverno e ARA 9 PYAU primavera+verão de 2020. As edições estão disponíveis para acesso gratuito, clique aqui.
Saiba mais Saiba mais sobre Informe 26 Lançamento da Revista ARA edições ARA YMÃ 8 e ARA PYAU 9Autores: vejam informes sobre andamento na página do Portal das Revistas USP e em seu e-mail cadastrado
Saiba mais Saiba mais sobre INFORME ARA FAU USP edição 8Andamento das ações aos autores e pedido de atenção aos enviados no endereço de e-mail
Saiba mais Saiba mais sobre INFORME ARA FAU USP edição 8
Chamada aberta ARA YMã 8 com o tema: Imagem Deslocamento, prazo de envio até 16 de Março de 2020
Saiba mais Saiba mais sobre Informe 24 : Chamada aberta ARA YMã 8 Imagem Deslocamento até 16 de Março de 2020CHAMADA ABERTA prazo 16 de Março de 2020
ARA YMã 8 tema: Imagem Deslocamento,
Saiba mais Saiba mais sobre CHAMADA ABERTA prazo 16 de Março de 2020CHAMADA ABERTA prazo 16 de Março de 2020
ARA YMã 8 tema: Imagem Deslocamento,
Saiba mais Saiba mais sobre CHAMADA ABERTA prazo 16 de Março de 2020A Edição da Revista ARA Pyau 7, Primavera+Verão 2019, Horizontes Extremos: Desafios ou Fronteiras está no ar, confira versão em Português e Inglês.
Aberta Chamada para edição ARA YMã 8 Imagem Deslocamento, confira o texto de apresentação do Prof. Ricardo N. Fabbrini a seguir:
O tema do dossiê de ARA 8 é o estatuto da imagem na contemporaneidade. Estamos vivendo, para certos críticos e artistas, um drama da percepção, ou seja, uma guerra das imagens: uma agonística, entendida como o momento decisivo (ágon) no qual o sentido ou o destino das imagens está sendo decidido. Mas “o que está acontecendo, afinal, com as imagens?”. É possível produzir na atualidade uma imagem que opere algum deslocamento em face dos clichês? O que seria uma imagem-enigma, ou de resistência, que se subtrairia à hegemonia das imagens vazias, planas; sem face oculta, ou mistério? Como produzir uma imagem que rompa com o horizonte do provável, interrompendo toda organização performativa e tautológica das imagens que circulam ininterruptamente nos meios de massa e na rede digital? O que é uma imagem que não seria um clichê? Onde acaba o clichê e começa a imagem pensativa, de beleza inquietante, que força sensivelmente o pensamento? Não se pode ignorar, no entanto, que as reações contra os clichês engendram, não raras vezes, outros clichês.
Frente à saturação de imagens própria a sociedade do espetáculo que nos tornou cegos, de tanto ver, é necessário, assim, uma reeducação dos sentidos que devolva à percepção sua capacidade de apreender as nuances de uma dada imagem. Constatando-se a necessidade de reorientação da percepção, é preciso que o observador substitua a pergunta habitual, própria do hedonismo ansioso: “o que veremos na próxima imagem?”, pela indagação morosa: “o que há para se ver nesta imagem que temos diante de nós?”. Porque é na percepção marcada pela demora, pelas hesitações, pela perda de tempo e pelo tempo perdido, pela paciência em desvelar o segredo de uma imagem de exceção, que teríamos a negação da temporalidade do consumo capitalista, com suas palavras de ordem: gozo, narcisismo, competitividade, performance, ou sucesso.
Saiba mais Saiba mais sobre Informe 23: Edição ARA PYAU 7 está disponível, confira chamada para ARA 8 Ymã
Prezados autores e pareceristas
Boa parte das Submissões já foram aceitas e as sugestões, sempre oportunas, para aprimoramento encaminhadas, sendo outras recusadas. Constituem pressupostos iminentes e indispensáveis nesta etapa da vida cultural brasileira, quando se mutilam verbas e apoio para Educação.
Por outro lado surgem demandas numéricas por produção e alguns pesquisadores reenviam literalmente o que antes produziram, sem atualização entre outros tópicos, em - escrita, imagens, questões, diálogos, entrevistas, dados, fontes -, ferindo no caso da Revista ARA FAU USP o número 1 das DIRETRIZES (originalidade e Indesitismo), a par da solicitação para documentar em Nota, se antes foi exposto., em que situação e como acessar.
Hoje há inúmeros aplicativos específicos, no país e fora, para aferir se houve o que se convencionou denominar - plágio ou autoplágio - termo este último criado há muito. CNPq e outros têm produzido definições muito claras sobre o que seria ou não, com acesso divulgado e sugiro consulta para fundamentar criação e pesquisa nas distintas áreas. As do CNPq transcrevo e encontram-se em Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq no endereço
https://www.cnpq.br/documents/10157/a8927840-2b8f-43b9-8962-5a2ccfa74dda/
"Plágio: consiste na apresentação, como se fosse de sua autoria, de resultados ou conclusões anteriormente obtidos por outro autor, bem como de textos integrais ou de parte substancial de textos alheios sem os cuidados detalhados nas Diretrizes. Comete igualmente plágio quem se utiliza de ideias ou dados obtidos em análises de projetos ou manuscritos não publicados aos quais teve acesso como consultor, revisor, editor, ou assemelhado".
"Autoplágio: consiste na apresentação total ou parcial de textos já publicados pelo mesmo autor, sem as devidas referências aos trabalhos anteriores" (CNPq, 2011, p.3).
Encerro informando que, dependendo do total de exigências solicitadas para aperfeiçoamento imprescindível, estamos concedendo de TRÊS dias a uma SEMANA para que os autores possam refazer o apontado como indispensável.
Maria Cecília França Lourenço
Editora
Saiba mais Saiba mais sobre Informe 20: Sobre andamento, plágio e autoplágio
Em nome do Conselho Editorial da Revista ARA FAU USP agradeço a todos e informo, nesta primeira comunicação, que as Submissões foram compactadas em (Pdf), remetidas para os membros do Conselho Editorial/CE para análise de conteúdo, cumprimento das Normas e indicação de ao menos dois pareceristas.
A reunião do CE se efetuará em 28.8.2019 e sugiro que se mantenham atualizados com as Notícias neste Portal; por outro lado peço que enviem para e-mail ARA o endereço mais acessado, visando troca rápida de demandas.
Coloco-me à disposição para toda e qualquer dúvida
Maria Cecília França Lourenço Editora Revista ARA FAU USP
Saiba mais Saiba mais sobre Informe 19: aos autoresHorizontes extremos: desafios ou fronteiras
é o tema da sétima ediçao da Revista ARA, com submissão aberta até 18/08/2019.
O texto de Marcia Sandoval Gregori e Angela Maria Rocha chama ao debate estudantes, professores, pesquisadores e profissionais interessados em participar da ARA 7.
Horizontes extremos: desafios ou fronteiras,
por Marcia Sandoval Gregori e Angela Maria Rocha
O que chamamos princípio é quase sempre o fim
E alcançar um fim é alcançar um princípio.
Fim é o lugar de onde partimos. T.S. Eliot
ARA 7 chama ao debate sobre horizontes, desafios e fronteiras na ágora da publicação acadêmica. Evoca e reitera a urgente necessidade de reflexão, conhecimento e prática na expansão da consciência sobre as relações na pólis. Elementos fundantes e indissociáveis da experiência coletiva e da própria academia, no que compreende estudos de arquitetura, artes, geografia, cultura, sociologia, filosofia, antropologia, seja em formato de ensaios literários, fotográficos, artísticos ou híbridos, seja na forma de artigos em que o texto acadêmico é o protagonista.
Gestar e projetar horizontes na ligeira desarticulação da vida, valendo-se das pequenas folgas que respiram entre o existir, desafios e fronteiras, é ser – ter comportamento – contemporâneo. A atitude, propõe o filósofo Giorgio Agamben, não se limita ao momento atual, mas é procedimento atemporal capaz de desarmar e profanar o ambíguo [des]conforto dos hábitos consagrados. Trata-se da habilidade de perceber desajustes sutis, evidenciá-los e subverter um estado de coisas que perdura, incrustado nas diferentes instâncias e escalas da existência enquanto relações de poder – por isso tensas, dinâmicas e mutáveis –, em forma de dispositivos que ordenam, disciplinam e adestram ações, pensamentos e práticas humanas desde sua escala global até o nível individual, no âmbito do próprio corpo.
A possibilidade de exploração dessas frestas e rachaduras, diria o filósofo Michel Foucault, será uma atribuição, uma prerrogativa ou, mais precisamente, uma capacidade das ciências humanas – embora não se possa classificá-las estritamente como ciências, dada a acepção humanista do termo, que Foucault reputa problemático por sua origem utilitária e evolucionista. É neste lugar/nexo penumbroso e denso, nas pequenas deslocalizações e desvios da vida cotidiana, que talvez seja possível vislumbrar novos caminhos e sopros de esperança. Cenários que evoquem aquilo que o geógrafo Milton Santos chamou de nova globalização: uma configuração em que a solidariedade, a troca pacífica, ao contrário da belicosidade do processo competitivo, dão o tom.
O momento atual contempla a diversificação e multiplicação dos fenômenos e instituições culturais, bem como a de seus agentes, nem sempre contabilizados por catracas. Ampliaram-se as alternativas para incluírem-se nesse rol a cultura imaterial, a cultura popular, a memória das práticas e dos fazeres cotidianos, os espaços sistematicamente desvalorizados, como ruas, praças, muros e calçadas, além de outros, devidamente mercantilizados.
Ao convidar-nos à reflexão sobre as bordas que limitam e exercem pressão de estrangulamento e ao exame de práticas do espectro sócio-cultural que distendam, desafiem e dessacralizem as forças de retração das fronteiras do hábito e das tradições, ARA 7 convoca, pois, a atitude contemporânea do olhar crítico, que vê no agora as raízes de horizontes possíveis, extremos horizontes, divergentes ou convergentes, que alimentem as ações e decisões no presente.
Saiba mais Saiba mais sobre Informe 18: Prorrogação Prazo Submissão 18/08/19Horizontes extremos: desafios ou fronteiras
é o tema da sétima ediçao da Revista ARA, com submissão aberta até 18/08/2019.
O texto de Marcia Sandoval Gregori e Angela Maria Rocha chama ao debate estudantes, professores, pesquisadores e profissionais interessados em participar da ARA 7
Saiba mais Saiba mais sobre Informe 17 Prorrogação do Prazo para submissão até 18/08/2019Horizontes extremos: desafios ou fronteiras
é o tema da sétima ediçao da Revista ARA, com submissão aberta até 05/08/2019.
O texto de Marcia Sandoval Gregori e Angela Maria Rocha chama ao debate estudantes, professores, pesquisadores e profissionais interessados em participar da ARA 7.
Saiba mais Saiba mais sobre Informe 16 : Chamada Aberta Revista ARA 7
Prezados colaboradores
Inicialmente assinalo gratidão especial pelo excelente resultado obtido, em Curadoria, Argumento, Fricção, tema muito ventilado, a exigir reflexão crítica. Igualmente se estende a um conjunto ímpar formado por docentes, a abranger Grupo Museu/Patrimônio FAU USP, Conselho Editorial/ CE e Pareceristas, a par de funcionários da Escola.
Na segunda (01.04) teremos a Reunião de Fechamento com membros do CE, para expor o resultado, logo após, postaremos a Revista ARA número ¨6 neste Portal e convido todos a compartilhar o resultado em suas redes pessoais.
Ao mesmo tempo lançaremos a temática selecionada para a próxima edição, como sempre pensando-se naquilo que amanhã será memorializado como cultura destes tempos, ou patrimônio.
Reitero admiração,
Att
Maria Cecília França Lourenço
Editora da Revista ARA
Professor Doutor Titular FAU USP
Saiba mais Saiba mais sobre Informe 15: Publicação da ARA 6 aos Autores das Submissões
Prezados colaboradores
Sintetizo aqui algumas sugestões frequentes que vêm sendo fixadas nos pareceres já recebidos e por mim consolidados, com ênfase em aspectos convergentes e/ou alterações apenas assinalada por parte de parecerista, mas muito pertinente.
Saiba mais Saiba mais sobre Informe 14: Sugestão para autores dae Submissões
Prezados colegas
Em nome do Conselho Editorial da Revista ARA, reitero agradacimento pelo envio de Submissão e informo que as etapas para concluir a edição de número seis se encontram em andamento, após a reunião do Conselho Editorial/CE, ocorrido em 8.02.2019.
O CE, após exame das Submissões, selecionou Pareceristas, para análise do mérito. Uma vez concluída a avaliação, esta poderá ser - NEGADO; ACEITO Integralmente ou COM AJUSTES; neste último caso sintetizarei o recomendado, como prevê o regulamento:
"6. Em caso de aceite de sua submissão, para que a mesma seja mantida, devem ser providenciadas as correções apontadas, no prazo máximo de 5 dias corridos, sem possibilidade de ampliações ou subtrações, tanto no conteúdo quanto no número de autores."
Neste sentido e em face do prazo para exame detalhado, o resultado possivelmente será concluído no período do Carnaval, pelo que pedimos atenção para acompanhar, de modo a se cumprir o prazo exigido para postagem, pelos órgãos de indexação, a saber ISSN e Portal de Revistas USP.
A Equipe Editorual efetuará depois as aferições para conferir se o Modelo ARA foi inteiramente cumprido seja bibliográfico, ortográfico, seja relativo às imagens.
Coloco-me à disposição para esclarecimentos,
Att
Maria Cecíulia França Lourenço
Editora da Revista ARA
Professor Doutor Titular FAU USP
Saiba mais Saiba mais sobre Informe 13: Andamento das AvaliaçõesEstá aberta chamada para envio de artigos para a Revista ARA 6 com tema :
Curadoria, Argumento, Fricção.
Data limite de envio 05 de fevereiro de 2019.
Confira abaixo texto da chamada pelo Professor Marcos Rizolli do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura (UPM), Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil.
Saiba mais Saiba mais sobre Informe 12 : Chamada Aberta para ARA 6 até dia 05 de fevereiro de 2019
Chamada aberta para REVISTA ARA 6 , tema:
Curadoria, Argumento, Fricção
por Marcos Rizolli
Professor no Programa de Pós-Graduação em Arte e História da Cultura (UPM), Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil. marcos.rizolli@mackenzie.br
Entre fricções [coleção, exposição, mediação, gestão, profissão] talvez, se manifeste o curador.ntre argumentos [pesquisa, comunicação, educação, público, sociedade] talvez, se estabeleça o fazer curatorial.
Aquela função e aquele sujeito, detentores de uma funcionalidade moderna, que desenvolvem projetos relacionados à elaboração de campos teóricos e reflexivos acerca das manifestações artísticas e seus processos.
O curador (comissário ou conservador) pode atuar em galerias de arte, museus, centros culturais e instituições afins e se define como o responsável pela concepção, ordenação, montagem e supervisão de uma exposição ou da amostragem de acervos e conjuntos artísticos, culturais e documentais. Geralmente considerado especialista, transita entre conceitos de linguagem, arte, história, filosofia e estética.
Da origem latina, curador [o sujeito: tutor] e curadoria [o substantivo: tutoria técnico-administrativa] fundem-se e se fundamentam na ação de comunicar, conservar e preservar obras artísticas e patrimoniais – materiais e imateriais, entre natureza, homem e cultura.
Essa consciência funcional e profissional teve seu surgimento em meados do século XX e adquiriu, no breve período de sua existência, significativa presença e relevância para a concepção de exposições.
Dos argumentos às fricções, o exercício dessa atividade tem por objetivo determinar o conteúdo da exposição, normalmente obtido por meio de agrupamentos e articulações de semelhanças ou diferenças perceptivas ou conceituais que as obras possam revelar. Para isso, geralmente determina-se um conceito ou tema, a partir do qual, funcionando como um fio condutor, elabora-se procedimentos para obtenção de uma unidade – ou, idealmente, a sua ordenação.
Mais do que cuidar e preservar, a curadoria deve apresentar argumentos e promover as suas fricções entre diferentes artefatos – obras de arte, objetos, documentos e toda sorte de materialidades e tecnologias – e diversificados públicos, em ambientes e espaços sociais.
A inerente demanda de articulação, vinculada ao curador e à curadoria, requer aguda multidimensionalidade: antevisão e planejamento, seleção e combinação, averiguação de mérito e medição de valor, exposição e mediação, comunicação e educação, arte e cotidianidade, patrimônio!
Decisões curatoriais exigem escolhas e renúncias, orientadas por concepções (limitadas) e seus recortes (aparentemente ilimitados).
Assim, a curadoria deveria proporcionar um diálogo tensional entre os artefatos expositivos e os conceitos neles encapsulados, responsabilizando-se por supervisionar a montagem da exposição, sua manutenção, a elaboração de textos de apresentação e divulgação, a fim de propiciar maior visibilidade e proximidade entre as obras e o público.
A curadoria, em sua concepção, deveria requerer: investimento criativo; inteligência relacional, capacidade de compartilhamento com artistas e público; conhecimentos artísticos, técnicos e culturais; pró-atividade em projetos infraestruturais.
A curadoria, então, deveria desempenhar um imprescindível papel na produção e na gestão cultural contemporânea, ao configurar: diversidades culturais, diversidades de públicos, diversidade de entendimentos, vozes, formas, pensamentos; intensas relações entre o público e o privado, entre o bem de todos e as novas formas de privatização; distribuição universal dos bens culturais como elementos fundamentais da expansão das práticas e consciências de linguagem; circulação de conhecimentos em arte e da produção simbólica como motor de sustentabilidade e mudanças na cidadania. Tudo para promover díspares visões e possibilitar novas formas de conhecimento – do não-verbal ao verbal.
No passado clássico, em O Simpósio, Platão declarou que beleza é ordem.
Seria esse, então, o fundamental empenho da curadoria, no presente?
Mas, como dar ordem ao contemporâneo pautado pela alucinante geração, circulação e interpretação de dados e, tão agudamente compreendido pelas fenomênicas artísticas contemplativas, interacionistas, interativas? Tudo ao mesmo tempo?
Ordem seria, então, a ideia de inteligibilidade?
Seria, desse modo, a tarefa do curador e da curadoria, com seus argumentos, promover fricções! Nos sentidos e nos pensamentos! Dar nova ordem, para nos depararmos com novas e outras belezas?
REFERÊNCIAS
Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP. Regimento: Artigo 25º; 2013.
Conselho Internacional de Museus - ICOM. Conceitos-chave da Museologia; 2013. Fundação Nacional de Arte – FUNARTE. http://www.funarte.gov.br/
Saiba mais Saiba mais sobre Informe 11 : Chamada aberta para colaborações na Revista ARA 6A revista ARA 5 Pyau Primavera+Verão
Configurações: entre limites e indeterminação,
está disponível.
Saiba mais Saiba mais sobre Informe 10: Lançamento da Revista ARA 5 Pyau
Atenção colaboradores às mensagens enviadas no e-mail cadastrado quando da entrega. Em caso de se exigir aprimoramento, terão TRÊS dias para devolver, uma vez que se remeterá para novo exame daqueles que formularam o referido parecer.
Em nome do Conselho Editorial informo com satisfação, que houve a reunião para se eleger dois pareceristas, entre especialistas indicados pelos membros, cuja maioria já analisou as contribuições, estando agora em fase de devolução para conhecimento e/ou providências imediatas.
Esclareço que:
1) Os sem nenhum reparo irão para Editoração, tendo recebido esta mensagem de ACEITE. Seguem então para a Editoria de Arte, sendo informados sobre andamento e decisões desta.
2) Quando ambos os pareceristas concordam, seja em aceitar, negar, ou exigir ajustes, as considerações confluentes e/ou relativas às Diretrizes da publicação são enviadas aos colaboradores.
3) Colaboradores possuem TRÊS dias para devolução em caso de recomendações para aprimorá-la, caso desejem publicá-la. Novamente serão remetidas aos mesmos pareceristas, que examinarão se atenderam ao solicitado.
4) Haverá um terceiro parecerista em caso de não coincidirem no julgamento os dois iniciais, de modo que os colaboradores apenas ao final da segunda rodada receberão as recomendações.
Coloco-me à disposição para toda e qualquer informação complementar
Maria Cecília França Lourenço
Editora da Revista ARA
revistaarafau@usp.br
Saiba mais Saiba mais sobre Informe 9: Devolução e procedimentos sobre colaboraçõesA Equipe da Revista ARA agradece os colaboradores da edição ARA 5, e informa que o conselho editorial se reunirá na terceira semana de Agosto. Em breve os autores serão notificados.
Saiba mais Saiba mais sobre Informe 8 - A Revista ARA agradece os colaboradores da edição ARA 5.Prorrogado prazo para submisão até dia 05.08.2018. Para eventual dúvida envie email para revistaarafau@usp.br
Saiba mais Saiba mais sobre Informe 7 - Prorrogado prazo para submissão até dia 05.08.2018.A Revista ARA PRORROGOU CHAMADA até 01 de AGOSTO 2018,
Configurações: entre limites e indeterminaçãoserá o tema da edição ARA 5 PYAU Primavera+Verão 2018,
Celso Favaretto
Professor aposentado Livre Docente, atuando em Programas de Pós Graduação/ USP: Faculdades de - Educação (FE) e Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH). São Paulo, Brasil. cffavare@usp.br
Saiba mais Saiba mais sobre Informe 6 - Prorrogada chamada ARA 5 até 01.08.2018Como sabem migramos durantes esta EdIção de Número 4 para o Portal USP, o que amplia muito as ferramentas, o alcance das coloborações e há outras novidades.
Saiba mais Saiba mais sobre Informe 4 - Postagem da Revista ARA 4 e divulgação no Editorial sobre novo tema de Submissão
Em nome do Conselho Editorial da Revista ARA FAU USP agradeço a todos os envolvidos e informo, nesta primeira comunicação de 2018
Saiba mais Saiba mais sobre Informe 1: Pareceristas analisam Submissões