Experiência Sintoma Fresta no documentário “Le Glaneurs et la Glaneuse”, de Agnès Varda
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v10i10p177-188Palavras-chave:
Documentário, Catadores, Experiência, Sintoma, FrestaResumo
Neste filme a cineasta belga Agnès Varda percorre regiões de produção agrícola da França mostrando pessoas que colhem manualmente as batatas que sobram no campo após a colheita por máquinas da agroindústria e retorna a Paris, onde catadores colhem os restos das feiras livres da cidade. Trata-se de um documentário premiado, 2000, que exala o frescor da descoberta dos fatos pela sensação de espontaneidade no processo de criação, gerando, no entanto, profundas reflexões ao fruidor.
Downloads
Referências
YAKHNI, Sarah. Cinensaios de Varda: o documentário como escrita para além de si mesmo. Tese (Doutorado em Multimeios), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.
Fontes eletrônicas e sites
RAMAIN, Paola. 258 Dossier Disponível em: ensigmant.https://www.cnc.fr/cinema/etudes-et-rapports/dossiers-pedagogiques/glaneurs-les-et-la-glaneuse-dagnes-varda_1036249>. 21 ago 2019. Acesso em 20 ago. 20.
MILLET, Jean-François. Le Glaneuses. Disponível em: https://www.musee-orsay.fr/fr/evenements/expositions/aux-musees/presentation-generale.html?zoom=1&tx_damzoom_pi1%5BshowUid%5D=2110&cHash=8ac69a292b. Acesso em 10 set. 20.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Regina Lara

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).