As sombras de Laoximen (fragmento)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v12i12p125-149Palavras-chave:
fotografia, artes visuais, ensaio fotográfico, China, paisagemResumo
Este ensaio fotográfico investiga a paisagem contemporânea de grandes centros urbanos chineses, especialmente no que diz respeito à presença de imagens nos espaços públicos e à degradação da visibilidade atmosférica por efeito da poluição. Na série, a fotografia é utilizada para refletir — tanto num sentido conotativo quanto denotativo — sobre o embaçamento dos limites entre realidade e representação na conjuntura atual do capitalismo globalizado.
Downloads
Referências
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
GHIRRI, Luigi. Pensar por imagens: ícones, paisagens, arquitetura. São Paulo: IMS, 2013.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã Yanomami. Trad. Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Andre Leite Coelho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).