Ser professor em tempo de reconstrução: manter o foco e reluzir o brilho da alegria motivadora

Autores

  • Alexander Pereira Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v14i14p235-255

Palavras-chave:

Professor, Reconstruir, Memória, Alegria, Brilho

Resumo

O artigo reflete a percepção de um professor que acredita que estamos vivendo um momento nebuloso no Brasil. O autor encontra ressonância em Ressa quando afirma que as fake news e as plataformas digitais alimentadas por mentiras causam grande destruição. Ele acredita que o brilho do conhecimento oferecido pela escola é parte importante do antídoto que pode erradicar esse mal. E encontra respaldo em Csikzentmihalyi, Gardner, Freire e Gainza.

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo. Editora Brasiliense. 1987.

KLEE, Paul. Teoria del moderno. Buenos Aires: Ediciones Caldén, 1976.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. A Descoberta do Fluxo: a Psicologia do Envolvimento com a Vida Cotidiana. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Fluir - A Psicologia da Experiência Óptima: Medidas para Melhorar a Qualidade de Vida. Lisboa: Relógio D’água Editores, 2002.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Flow, the secret to happiness FLOW, THE SECRET TO HAPPINESS. TED Ideas worth spreading. On line. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=fXIeFJCqsPs>. Acesso em 13/04/2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

GAINZA, Violeta Hemsy de. Estudos de pedagogia musical. São Paulo: Summus, 1988.

GARDNER, Howard. As Artes e o Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

MELLO, Regina Lara Silveira. O processo criativo em arte: percepção de artistas visuais. 2008. Tese (Doutorado em Psicologia) – PUC Campinas – Campinas, 2008.

O’NEIL, Cathy. Algoritmos de destruição em massa: como o big data aumenta a desigualdade e ameaça a democracia. 1. ed. Santo André: Editora Rua do Sabão, 2020.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

PEREIRA, Alexander. A alegria motivadora na escola e a contribuição da música. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo, 2021.

PITHON, Mariana; CAMPOS, Nathalia. Poemas russos. Belo Horizonte: FALE/UFMG. 2011.

RESSA, Maria. Como enfrentar um ditador: a luta pelo nosso futuro. São Paulo: Companhia das letras, 2022.

ROXO, o mundo segundo Ana Roxo. POESIA F* DA SEMANA: A Extraordinária aventura vivida por Vladimir Maiakovski no Verão na Datcha. 02 de outubro de 2017. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=uLCfdC1RBn0&t=144s. Acesso em 20 de dezembro de 2021.

SÂMARA, Maria do Carmo Lizarzaburu Abi. O processo de criação do artista-artesão no encontro com a matéria. Dissertação Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura). São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2018.

SCHAFER, Raymond Murray. O Ouvido Pensante. São Paulo: Editora UNESP, 1991.

SNYDERS, Georges. Alunos Felizes: reflexão sobre a alegria na escola a partir de textos literários. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Editora Moderna, 2003.

Downloads

Publicado

2023-07-27

Como Citar

Pereira, A. (2023). Ser professor em tempo de reconstrução: manter o foco e reluzir o brilho da alegria motivadora. Revista ARA, 14(14), 235-255. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v14i14p235-255