Le Corbusier e o Novo Mundo do Espaço: uma exposição em contexto

Autores

  • Fernando Stankuns de Paula Figueiredo Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Programa Interunidades em Estética e História da Arte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v15i15p239-265

Palavras-chave:

fotografia de arquitetura, museu moderno, arquitetura moderna, Le Corbusier, MASP

Resumo

O foco principal deste artigo é o estudo da relação entre arquitetura e fotografia. Qual é o valor que a fotografia assume nas exposições de arquitetura? Ela pretende trazer a realidade na forma de documento ou seria uma (re)interpretação dos que nos é apresentado pelos arquitetos em seus projetos? Tema será analisado a partir de um estudo de caso: a exposição Le Corbusier - Novo Mundo do Espaço.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernando Stankuns de Paula Figueiredo, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Programa Interunidades em Estética e História da Arte

    Atua profissionalmente como Fotógrafo, principalmente nas áreas de espetáculos e arquitetura. É Mestre em Estética e História da Arte pelo Programa Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo, na área de teoria e crítica da arte, com pesquisa em fotografia e Arquiteto e Urbanista formado pela USP com intercâmbio na Università Degli Studi di Genova (Itália).

Referências

BANHAM, Reyner. A Concrete Atlantis. U.S. Industrial Building and European Modern Architecture 1900-1925. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1986.

BARDI, Pietro Maria. Lembrança de Le Corbusier: Atenas, Itália, Brasil. São Paulo: Nobel, 1984.

BARDI, Pietro Maria. Em torno da fotografia no Brasil. São Paulo: Banco Sudameris Brasil, 1987.

BARDI, Pietro Maria. História do MASP. São Paulo: Empresa das Artes, 1992.

CAPPELLO, Maria Beatriz Camargo. Arquitetura em revista: arquitetura moderna no Brasil e sua recepção nas revistas francesas, inglesas e italianas (1945-1960). 2005. 336 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

CERÁVOLO, Ana Lúcia. As Cartas de Atenas: análise sobre a contribuição do movimento moderno para as diretrizes internacionais e nacionais de preservação do patrimônio cultural. In: 8° Seminário Docomomo Brasil, 2009, Rio de Janeiro, p. 9-13.

COLOMINA, Beatriz. Privacy and Public. Modern Architecture as Mass Media. Cambridge: The MIT Press, 1996.

COMAS, Carlos Eduardo Dias. Protótipo e monumento: um ministério, o ministério. In GUERRA, Abílio (org). Textos fundamentais sobre história da arquitetura moderna brasileira: v. 1, São Paulo: Romano Guerra, 2010, p. 79-108.

COSTA, Helouise; SILVA, Renato Rodrigues da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

ELWALL, Robert. Building With Light: An International History of Architectural Photography. London: Merrell Publishers, 2004.

FANELLI, Giovanni. Storia della fotografia di architettura. Roma: Editori Laterza, 2009.

FERRAZ, Marcelo Carvalho (ed). Lina Bo Bardi. São Paulo: Empresa das Artes: Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, 1993.

FIGUEIREDO, Fernando Stankuns de Paula. Novo Mundo do Espaço: Le Corbusier e o papel da fotografia na mediação entre o público e a arquitetura. 2012. 212 f. Dissertação (Mestrado em Estética e História da Arte) - Estética e História da Arte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

GARGIANI, Roberto. ROSSELLINI, Anna. Le Corbusier: Béton Brut and Ineffable Space, 1940-1965: Surface Materials and Psychophisiology of Vision. Lausanne: EPFL Press, 2011.

GAUTHEROT, Marcel. O Brasil de Marcel Gautherot. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2001.

HABITAT. São Paulo, n. 1, out.-dez. 1950.

LE CORBUSIER. New World of Space. Boston: ICA : Nova York: Reynal & Hitchcock, 1948.

LE CORBUSIER. Le Modulor. Collection Ascoral. Boulogne, Seine: Editions de l'Architecture, 1950.

LE CORBUSIER; GRESLERI, Giuliano (ed.). Les Voyages d’Allemagne, Carnets; Voyage d’Orient, Carnets. Milão: Electa Architecture, 2000.

LOURENÇO, Maria Cecília França. Museus acolhem o moderno. São Paulo: Edusp, 1999.

MAZZA, Barbara. Le Corbusier e la fotografia. La vérité blanche. Florença: Firenze University Press, 2002.

MOTTA, Renata Vieira da. O MASP em exposição: mostras periódicas na 7 de abril. 2003. 172 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO. Neutra: residências. São Paulo: Todtmann, 1950.

NASCIMENTO, Ana Paula. MAM: museu para a metrópole. 2003. 282 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

POLITANO, Stela. Exposição Didática e Vitrine das Formas: a didática do Museu de Arte de São Paulo. 2010. 276 f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

RESENDE, Ricardo. MAM, o museu romântico de Lina Bo Bardi: origens e transformações de uma certa museografia. 2002. 350 f. Dissertação (Mestrado em História da Arte). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

ROBINSON, Cervin e HERSCHMAN, Joel. Architecture transformed: a history of the photography of buildings from 1839 to the present. Cambridge: Nova York: The MIT Press e Architectural League of New York, 1987.

SCHINCARIOL, Zuleica. Através do espaço do acervo: o MASP na 7 de abril. 2000. 171 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

Downloads

Publicado

2023-11-27

Como Citar

Le Corbusier e o Novo Mundo do Espaço: uma exposição em contexto. (2023). Revista ARA, 15(15), 239-265. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v15i15p239-265