O estudo da performance musical e o seu caráter social

Autores

  • Marcus Vinicius Scanavez Ramasotti Medeiros de Almeida Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2017.122656

Palavras-chave:

Performance musical, Antropologia musical, Antropologia da performance, Musicar

Resumo

O presente artigo oferece alternativas para o estudo da performance musical. A partir da constatação feita por Nicholas Cook de que toda performance possui uma dimensão social, a etnografia é apresentada como metodologia para pesquisa em Música. Então, são apresentados autores que compreendem a performance como um fenômeno social e, desse modo, estabelecem uma relação entre a pesquisa musical e as Ciências Sociais, particularmente a Antropologia. Com o objetivo de estabelecer diretrizes para o pesquisador, abordam-se os conceitos da Antropologia Musical de Anthony Seeger, da Antropologia da Performance de Richard Schechner e Victor Turner, e, por último, o conceito de Musicar de Christopher Small.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcus Vinicius Scanavez Ramasotti Medeiros de Almeida, Universidade Estadual de Campinas

    Marcus Vinicius Scanavez Ramasotti Medeiros de Almeida é Bacharel em Música Popular, Mestre e Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Dedica-se ao ensino, à pesquisa e à prática musical. Como educador, leciona no Colégio Dante Alighieri, onde coordena o Curso de Violão e é responsável pela Orquestra de Violões CDA. Como instrumentista (guitarra e violão), desenvolve trabalho autoral na área de Música Popular, tendo lançado o CD: Nicwenra - guitar solo (2013). Como pesquisador de Música Popular, concluiu Mestrado em Performance Musical na área de Práticas Interpretativas e Doutorado em Música na área de Fundamentos Teóricos, após estágio como pesquisador visitante na Queens University of Belfast (Reino Unido).

Downloads

Publicado

2017-10-30

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

O estudo da performance musical e o seu caráter social. (2017). Revista Da Tulha, 3(1), 85-102. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2017.122656