Requerimento ao Conselho da Cidade de Leipzig

Autores

  • Rubens Russomanno Ricciardi Universidade de São Paulo
  • Dorothea Hofmann Escola Superior de Música e Teatro de Munique
  • Johann Sebastian Bach

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2018.146610

Palavras-chave:

musicologia histórica, tradução do alemão, Johann Sebastian Bach, Escola de Tomé e igrejas de Leipzig

Resumo

Trata-se da tradução, com notas comentadas, feita por Rubens Russomanno Ricciardi e Dorothea Hofmann, de um requerimento manuscrito, redigido por Bach, em 1730, endereçado ao Conselho da Cidade de Leipzig. Não obstante se referir à música sacra, Bach se concentra em condições artísticas para a performance musical de seus conjuntos vocal e instrumental. Reivindica também um número maior de bolsas para seus alunos, bem como critérios mais rigorosos na admissão de estudantes para Escola da Igreja de Tomé. Por fim, Bach, em sua pedagogia, divide os alunos em três categorias: os utilizáveis, os ainda não utilizáveis e os incapazes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rubens Russomanno Ricciardi, Universidade de São Paulo

    Rubens Russomanno Ricciardi é compositor, maestro, pianista e musicólogo. Fundador, professor titular e decano do Departamento de Música da FFCLRP-USP, onde fundou e dirige a USP-Filarmônica, o Centro de Memória da Artes, o Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música e o projeto USP-Música-Criança.

  • Dorothea Hofmann, Escola Superior de Música e Teatro de Munique

    Dorothea Hofmann é compositora, pianista e musicóloga. Também é professora da Escola Superior de Música e Teatro de Munique (Alemanha). Em suas pesquisas e escritos, dedica-se, acima de tudo, a questões de sociologia da música. Suas composições contemplam repertórios sinfônicos, camerísticos e canções.

Downloads

Publicado

2018-08-27

Edição

Seção

Tradução

Como Citar

Bach, J. S. (2018). Requerimento ao Conselho da Cidade de Leipzig (R. R. Ricciardi & D. Hofmann , Trads.). Revista Da Tulha, 4(1), 174-183. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2018.146610