O texto das canções interpretadas no filme As Canções (2001), de Eduardo Coutinho, e um (breve) retrato da sociedade brasileira.

Autores

  • Daniel Cristiano Santos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2020.160443

Palavras-chave:

Canção, Cinema, Documentário, Sociedade brasileira

Resumo

O presente artigo visa construir, a partir das canções escolhidas por Eduardo Coutinho para o documentário As Canções (Brasil, 2001), um paralelo entre a representação de brasileiros e parte da literatura que aborda o tema, mais especificamente em obras de Marilena Chauí, Darcy Ribeiro e Sergio Buarque de Holanda. O texto é iniciado apresentando-se o contexto da utilização do gênero canção como elemento representativo da sociedade, da história do documentário e posteriormente, apresenta-se um retrato da sociedade brasileira em relação à análise de personagens da peça audiovisual propriamente dita. Como resultados da análise, é possível observar que o diretor de As Canções, se utilizou do gênero canção e da escolha das obras como parte do processo de produção do filme e como forma de representação de parte da sociedade brasileira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

CASTELO, R. O novo desenvolvimentismo e a decadência ideológica do pensamento econômico brasileiro. In: Serviço Social & Sociedade, n. 112, p.613-636. São Paulo : s.n., 2012.

CHAUÍ, M. Brasil: Mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo : Perseu Abramo, 2001.

COUSINS, M. História do Cinema: dos clássicos mudos ao cinema moderno. Trad. Cecília Camargo Bartalotti. São Paulo : Martins Fontes - Selo Martins, 2013.

FRANCO, M. Cinedocumentário: refistro de memórias, inventário de culturas in: Memória e cultura: A importância da memória na formação cultural humana. Org: Danilo Santos Miranda. São Paulo : SESC SP, 2007.

FROCHTENGARTEN, F. A entrevista como método: uma conversa com Eduardo Coutinho. In: Psicologia USP, 20 (1), 125-138. São Paulo : USP, 2009.

GROUT, D. J. & PALISCA, C. V. História da Música Ocidental. [trad.] Ana Luísa Faria. s.l. : Gradiva, 2007. Vol. 5º Volume.

GUERRIN, M e MANDELBAUN, J. Os Infernos de Darwin. Folha de São Paulo, Mais!, 2 de abril de 2006. São Paulo : s.n., 2006.

HOLANDA, S. B. de.. Raízes do Brasil. 26ª ed. São Paulo : Companhia das Letras, 1995.

LUCENA, L. C. Como fazer documentários: conceito, linguagem e prática de produção. São Paulo : Summus, 2012.

MARZOCHI, I. F. Jogos de cena: Ensaios sobre o documentário brasileiro contemporâneo. [Tese de doutorado]. São Paulo : Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2012.

NICHOLS, B. Introdução ao documentário. Trad. Mônica Saddy. Campinas-SP : Papirus, 2012.

RIBEIRO, D. O Povo Brasileiro: A formação e o sentido do Brasil 2ª edição. São Paulo : Companhia das Letras , 1995.

TRAGTENBERG, L. . Música de Cena. São Paulo : Perspectiva, 2008.

XAVIER, I. Indagações em torno de Eduardo Coutinho e seu diálogo com a tradição moderna. In: MIGLIORIN, C. (org.). Ensaios no real: o documentário brasileiro hoje. Rio de Janeiro : Azougue, 2010.

Downloads

Publicado

2020-04-02

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

O texto das canções interpretadas no filme As Canções (2001), de Eduardo Coutinho, e um (breve) retrato da sociedade brasileira. (2020). Revista Da Tulha, 6(1), 36-51. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2020.160443