Prática Musical Coletiva no isolamento social: relato de experiência do programa de extensão Engenho Musical - Udesc

Autores

  • Cristina Moura Emboaba da Costa Julião de Camargo Universidade do Estado de Santa Catarina. Departamento de Música
  • André Luiz Nunes da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Eduardo Erik Trojan Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Júlia Darela Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Mateus Lanzarin Martins Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2021.191976

Palavras-chave:

Covid-19, Prática Musical Coletiva, Distanciamento Social, Tecnologia musical, Ensaio virtual

Resumo

Relato de experiência sobre a manutenção das atividades do programa de extensão Engenho Musical (Departamento de Música e Pró-Reitoria de Extensão da UDESC/CEART) durante o período de isolamento/distanciamento social e a consequente suspensão das atividades coletivas presenciais devido à pandemia da Covid-19, referente ao período de março de 2020 à agosto de 2021. A metodologia utilizada contemplou um levantamento bibliográfico de artigos e trabalhos acadêmicos sobre os assuntos referentes à pandemia da Covid-19 e grupos musicais, seguido de discussão crítica sobre a vivência da atividade musical coletiva durante o período citado e a aplicação de uma pesquisa Quantitativa-Qualitativa (questionário com perguntas objetivas e com perguntas abertas dirigido aos integrantes dos grupos musicais do referido programa que se mantiveram atuantes durante a pandemia). Os trabalhos encontrados permitiram discutir o impacto da pandemia nas práticas coletivas musicais e as adaptações que foram necessárias para a manutenção das atividades, possibilitando uma confluência com as ações adotadas no programa Engenho Musical e os relatos de seus integrantes. Os resultados obtidos nesta pesquisa foram satisfatórios quanto à permanência dos integrantes no programa realizando as atividades propostas (reuniões online, gravação de vídeos mosaicos, ensaio coletivo no programa Jamulus, divulgação nas mídias sociais, lives, podcast, composição de obras), mas a dificuldade de acesso aos equipamentos e condições tecnológicas adequadas, aquisição de novas habilidades no uso da tecnologia, mudança de horário de trabalho, exaustão e demais problemas físicos/mentais relatados na pesquisa apontam um ônus indesejável à vida no modo virtual. Foi construído um espaço temporário-emergencial de interação musical e social, numa das poucas possibilidades de prática musical coletiva. A pesquisa apontou impactos importantes nos vários setores da classe artística-musical decorrentes das medidas de contenção do vírus durante a pandemia da Covid-19, ainda sem previsão de retorno presencial totalmente seguro.

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Biografia do Autor

  • Cristina Moura Emboaba da Costa Julião de Camargo, Universidade do Estado de Santa Catarina. Departamento de Música

    Doutora em musicologia pela PPGMus ECA/USP, é docente efetiva do Departamento de Música da UDESC (SC), responsável pela área de Regência Coral, Coral e prática de conjunto.

  • André Luiz Nunes da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Graduando no curso de Licenciatura em Música da Udesc, compositor, instrumentista, produtor musical e integrante/bolsista do programa Engenho Musical.
  • Eduardo Erik Trojan, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Graduando no curso de Licenciatura em Música da Udesc, cantor e integrante/bolsista do programa Engenho Musical.
  • Júlia Darela, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Graduanda no curso de Licenciatura em Música da Udesc, cantora, baixista, professora de música e integrante do programa Engenho Musical.
  • Mateus Lanzarin Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Graduando no curso de Licenciatura em Música da Udesc, baterista, cantor e integrante do programa Engenho Musical.

Referências

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Publicado

2021-04-29

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Prática Musical Coletiva no isolamento social: relato de experiência do programa de extensão Engenho Musical - Udesc. (2021). Revista Da Tulha, 7(2), 9-51. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2021.191976