Dodecafonando: contrastes entre o Choro tradicional e o Choro hodierno

Autores

  • Samuel André Pompeo Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2021.195323

Palavras-chave:

Choro, Hodierno, Tradicional, Expansão técnico-performativa, Práxis, Modelo prático-teórico

Resumo

A vinculação das práticas atuais do Choro a denominações derivadas de outros gêneros musicais – por exemplo, Choro moderno, Choro contemporâneo, neo-Choro, Choro de concerto, Choro híbrido ou Choro fusão — supostamente deveria trazer às suas práxis modificações em aspectos harmônicos, melódicos, rítmicos, timbrísticos, métricos e formais. Entretanto, a análise do estado da arte revela uma contínua subordinação das performances realizadas no contexto musical do Choro a postulados técnico-interpretativos que ainda remontam aos seus primórdios. Uma possível resposta a essa problemática seria o Choro hodierno, um modelo prático-teórico no qual os pressupostos técnico-performativos supramencionados não seriam abandonados, mas sim expandidos por meio da intersecção de elementos provenientes de matrizes musicais distintas. O compêndio de informações apresentadas neste artigo clarifica as principais contestações advindas das práxis do Choro hodierno frente às práticas comumente realizadas no Choro tradicional. Assim, este artigo demonstra que a aplicação do modelo proposto pode levar o Choro a novas alternativas conceituais por meio do respeito às tradições, da flexibilização de suas performances e da adoção de novos processos criativos.

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Biografia do Autor

  • Samuel André Pompeo, Universidade de Aveiro
    Doutorando em regime de cotutela internacional na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) e na Universidade de Aveiro (Portugal), suas pesquisas intentam desenvolver modelos prático-teóricos alternativos às práxis performáticas dos músicos, compositores e arranjadores do gênero musical brasileiro denominado Choro.

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Publicado

2021-04-29

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Dodecafonando: contrastes entre o Choro tradicional e o Choro hodierno. (2021). Revista Da Tulha, 7(2), 149-191. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2021.195323