O cinema como subproduto do cinema Found Footage

Autores

  • Geraldo Veloso Sem registro de afiliação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-4077.v3i5p66-80

Palavras-chave:

Alberto Cavalcanti, Um homem e o cinema, Cinema brasileiro, Found footage

Resumo

Um Homem e o Cinema nos mostra o desenvolvimento dos recursos do cinema de forma física e direta, através de um de seus mais hábeis operadores: Alberto Cavalcanti. E o faz, utilizando-se do seu próprio cinema para demonstrá-lo. O found footage, aqui em Um Homem e o Cinema, serve como trechos/capítulos de uma monografia que foge inteiramente ao formato acadêmico de extensão do raciocínio cartesiano de investigação e demonstração de teses. O filme é, cinematograficamente, um ensaio sobre o cinema. E sobre um homem que o viveu intensa e visceralmente: o brasileiro Alberto Cavalcanti.

Biografia do Autor

  • Geraldo Veloso, Sem registro de afiliação

    nasceu em 1944, em Belo Horizonte. Realizou (como montador, produtor, roteirista, diretor), mais de 120
    filmes (longa, curta, média), em mais de 50 anos. Tem trabalhos como crítico, pesquisador, professor, conferencista e o livro A Longa Trajetória de Theobaldo Odisseu de Almeida. Dirigiu os filmes Perdidos e Malditos, Homo Sapiens, Toda a Memória das Minas, entre outros. Coordena o Consórcio Mineiro de Audiovisual.

Downloads

Publicado

2014-10-26